sicnot

Perfil

Desporto

Portugal tenta vingar Aveiro e pode festejar o apuramento para o Euro2016

A seleção portuguesa de futebol procura hoje, perante a Albânia, 'vingar' a derrota sofrida há exatamente um ano em Aveiro e somar a quinta vitória consecutiva no Grupo I de qualificação para o Euro2016.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

INACIO ROSA / Lusa

Em caso de triunfo em Elbesan, e se a Dinamarca sair derrotada horas antes na Arménia, Portugal festeja já a qualificação direta para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Contudo, a tarefa não promete ser fácil, já que a Albânia ainda não somou qualquer desaire no Grupo I e vem de um importante e motivador empate a zero no terreno dos dinamarqueses.

Depois de ter falhado os últimos dois jogos oficiais (Sérvia e Arménia) devido a castigo, o selecionador Fernando Santos vai regressar ao banco de suplentes e no relvado orientar uma equipa lusa que se vai apresentar com muitas baixas, sobretudo no meio campo.

João Moutinho, William Carvalho e Fábio Coentrão (que estava a ser utilizado nesse setor), devido a lesão, e Tiago, que foi expulso no jogo na Arménia e terá que cumprir um jogo de castigo, são ausências importantes.

Danilo Pereira, Adrien Silva e João Mário, utilizados no particular frente a França (derrota por 1-0), podem voltar a ser aposta do selecionador para no 'miolo' da equipa e somar a primeira titularidade na qualificação.

Na Arena Elbasan, Cristiano Ronaldo vai, por seu lado, tentar regressar aos golos e somar os primeiros esta temporada, depois de três jogos consecutivos sem conseguir acertar com sucesso nas redes adversárias.

No total, frente à Albânia, Portugal soma quatro triunfos, um empate e uma derrota, com 12 golos marcados e cinco sofridos.

Perto da 12:00, a comitiva portuguesa abandona Tirana e segue em direção a Elbasan, a cerca de 50 quilómetros da capital albanesa, numa viagem, por estradas 'pouco convidativas', que deverá ter duração de mais de uma hora, e vai permanecer numa unidade hoteleira até à hora do jogo.

O encontro está agendado para as 20:45 locais (19:45 horas de Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite