sicnot

Perfil

Desporto

Blatter diz que limitação de mandatos é só o primeiro passo na reforma da FIFA

O suíço Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, defendeu hoje que a limitação de mandatos do presidente é "apenas o primeiro passo" no sentido de reformar o organismo que rege o futebol mundial.

Tsafrir Abayov

Blatter citou o político e filósofo italiano Nicolau Maquiavel para advertir os responsáveis pelo processo de reforma da FIFA, observando que "o novo legislador terá como inimigos todos os que eram beneficiados pelas leis antigas".

O dirigente suíço reagiu na sua crónica semanal na revista do organismo às declarações do presidente da Comissão Independente de Auditoria e Conformidade da FIFA, Domenico Scala, para quem a limitação de três mandatos para a presidência é "o ponto mais importante" do processo de reforma.

Para Blatter, que pouco tempo antes de se demitir tinha sido eleito, aos 79 anos, para o quinto mandato consecutivo, "as palavras do político e filósofo italiano Nicolau Maquiavel vão aplicam-se com propriedade à FIFA nos próximos meses".

Além de ter defendido que a limitação do cúmulo de mandatos é o ponto mais importante da reforma da FIFA, Scala revelou que disse a Blatter, no momento da sua reeleição, que "não devia ter-se candidatado a um quinto mandato".

O Comité de Reforma da FIFA foi constituído na sequência do escândalo de corrupção que abalou o organismo, do qual resultou a detenção de sete dos seus membros e a demissão do seu presidente, pouco tempo após ter sido reeleito para um quinto mandato consecutivo.

Lusa

  • Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.

  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC