sicnot

Perfil

Desporto

Confederação Brasileira vai pedir à FIFA para recorrer a imagens na arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu hoje aos clubes brasileiros que irá pedir à FIFA permissão para recorrer a imagens televisivas de forma a auxiliar a arbitragem dos jogos da primeira divisão em 2016.

© Arnd Wiegmann / Reuters

A CBF, em reunião com os representantes dos clubes que solicitaram mudanças na arbitragem, propôs a criação de um juiz de vídeo, tendo como função acompanhar, com recurso a repetições, os jogos pela televisão, tendo este possibilidade de comunicar com o árbitro da partida.

"Sabemos que é impossível para os seres humanos para alcançar o índice de erro zero na arbitragem e é por isso que vamos pedir à FIFA para aprovar o uso de imagens de televisão para ajudar os árbitros ", disse o presidente da CBF, Marco Polo del Nero.

Segundo o organismo brasileiro, que pretendo liderar o processo de introdução da tecnologia no futebol, o árbitro de vídeo terá como função "corrigir a atribuição de erros técnicos ou disciplinares claros, que podem influenciar diretamente o resultado ou progresso das partidas".

Em caso de decisão favorável por parte da FIFA, a CBF será a primeira federação a obter luz verde para a utilização de imagens televisivas na arbitragem, um cenário que parece bastante improvável, em virtude da forte oposição do organismo ao recurso a tecnologias.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.