sicnot

Perfil

Desporto

Confederação Brasileira vai pedir à FIFA para recorrer a imagens na arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu hoje aos clubes brasileiros que irá pedir à FIFA permissão para recorrer a imagens televisivas de forma a auxiliar a arbitragem dos jogos da primeira divisão em 2016.

© Arnd Wiegmann / Reuters

A CBF, em reunião com os representantes dos clubes que solicitaram mudanças na arbitragem, propôs a criação de um juiz de vídeo, tendo como função acompanhar, com recurso a repetições, os jogos pela televisão, tendo este possibilidade de comunicar com o árbitro da partida.

"Sabemos que é impossível para os seres humanos para alcançar o índice de erro zero na arbitragem e é por isso que vamos pedir à FIFA para aprovar o uso de imagens de televisão para ajudar os árbitros ", disse o presidente da CBF, Marco Polo del Nero.

Segundo o organismo brasileiro, que pretendo liderar o processo de introdução da tecnologia no futebol, o árbitro de vídeo terá como função "corrigir a atribuição de erros técnicos ou disciplinares claros, que podem influenciar diretamente o resultado ou progresso das partidas".

Em caso de decisão favorável por parte da FIFA, a CBF será a primeira federação a obter luz verde para a utilização de imagens televisivas na arbitragem, um cenário que parece bastante improvável, em virtude da forte oposição do organismo ao recurso a tecnologias.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.