sicnot

Perfil

Desporto

Miguel Oliveira promovido ao Moto2

O piloto português Miguel Oliveira anunciou hoje que vai disputar o Campeonato do Mundo de velocidade de Moto2 de 2016, pela equipa da Leopard, que, tal como o português, vai ter o primeiro ano na categoria intermédia do MotoGP.

O português obteve o seu segundo triunfo da carreira, depois da vitória em Itália

O português obteve o seu segundo triunfo da carreira, depois da vitória em Itália

© Max Rossi / Reuters

Aos 20 anos, Miguel Oliveira (KTM) segue no quinto lugar do Mundial de Moto3, com 114 pontos, menos 110 que o britânico Danny Kent Honda), no dia em que se disputa o Grande Prémio de São Marino, 13.ª prova do Mundial.

Miguel Oliveira é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, tendo inclusive obtido duas vitórias, já este ano, na Itália e na Holanda.

Em 2016, o piloto de Almada vai ser ´promovido' à categoria intermédia do mundial de velocidade, depois de cinco temporadas no Moto3 em que passou por quatro equipas.

Após ter sido 14.º em 2011, pela CatalunyaCaixa Repsol, oitavo em 2012, pela Estrella Galicia, e sexto em 2013, na Mahindra, o ano de 2015 acabou por ser o da grande afirmação do piloto português.

Ao volante de uma KTM oficial, Oliveira tem sido um dos protagonistas do presente campeonato, tendo já conseguido um segundo posto, no Grande Prémio de Espanha (Circuito de Jerez da la Frontera), e duas vitórias, a primeira das quais em Itália (Circuito de Mugello) e na Holanda (Circuito de Assen).

Liderada pelo alemão Stefan Kiefer, a alemã Leopard, atualmente com três motos na categoria Moto3, vai também ela tentar uma promoção bem sucedida para o Moto2, mantendo a fórmula de sucesso que tão bons resultados tem dado na presente época, já que além do líder Kent, o espanhol Efren Vazquez é atualmente quarto classificado.

Lusa

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.