sicnot

Perfil

Desporto

Seraing diz que proibição imposta pela FIFA é "vergonhosa" e "ultrajante"

O FC Seraing qualificou hoje de "vergonhosa" e "ultrajante" a decisão da FIFA de proibir o clube belga de realizar transferências durante dois anos, por violação das normas que proíbem a propriedade de futebolistas por parte de terceiros.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Arnd Wiegmann / Reuters

Em comunicado, o clube da segunda divisão belga informa que está a "analisar todas as possibilidades de recurso", lembrando que a conformidade do regulamento da FIFA relativo à propriedade de futebolistas por terceiros está a ser avaliada tento nos tribunais como na Comissão Europeia.

"Os recentes desenvolvimentos relativos ao seu secretário-geral puseram mais uma vez em evidência que [a FIFA] faria melhor em limpar a sua casa em vez de colocar entraves à atividade de clubes honestos em nome de uma moralidade que ela própria não para de espezinhar", acusa o Seraing.

O clube belga aludia à suspensão e à instauração de um inquérito ao francês Jérôme Valcke, de 54 anos, anunciada na quinta-feira pela FIFA, por alegada conduta imprópria do secretário-geral do organismo que rege o futebol mundial.

A FIFA suspendeu Valcke depois de ter tomado conhecimento de "uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral", que davam conta de um alegado benefício num acordo para a venda de bilhetes a preço inflacionado para o Mundial2014, solicitando uma investigação oficial ao Comité de Ética.

Também na quinta-feira, a Comissão Disciplinar da FIFA, que desde maio vetou a partilha de 'passes' de futebolistas com terceiros, proibiu o Seraing de realizar transferências durante dois anos, condenando ainda o clube belga ao pagamento de uma multa de 150.000 francos suíços (cerca de 136.000 euros).

O organismo que gere o futebol mundial considerou que o Seraing violou os regulamentos ao vender parte dos direitos económicos de alguns futebolistas e de ter assinado contratos que permitem a terceiros interferir nas decisões do clube.

Em dezembro de 2014, a FIFA aprovou a proibição de partilha de passes de futebolistas com terceiros, considerando que tal prática violava a independência de clubes e jogadores e violava a integridade das competições.

A medida, que entrou em vigor no início de maio, proíbe que empresários e grupos de investimento possam deter qualquer percentagem nos passes económicos dos jogadores, tornando os clubes nos únicos detentores.

Os acordos já existentes devem ser mantidos até ao fim do prazo e os novos acordos celebrados entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2015 estarão limitados à duração máxima de um ano.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.