sicnot

Perfil

Desporto

Seraing diz que proibição imposta pela FIFA é "vergonhosa" e "ultrajante"

O FC Seraing qualificou hoje de "vergonhosa" e "ultrajante" a decisão da FIFA de proibir o clube belga de realizar transferências durante dois anos, por violação das normas que proíbem a propriedade de futebolistas por parte de terceiros.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Arnd Wiegmann / Reuters

Em comunicado, o clube da segunda divisão belga informa que está a "analisar todas as possibilidades de recurso", lembrando que a conformidade do regulamento da FIFA relativo à propriedade de futebolistas por terceiros está a ser avaliada tento nos tribunais como na Comissão Europeia.

"Os recentes desenvolvimentos relativos ao seu secretário-geral puseram mais uma vez em evidência que [a FIFA] faria melhor em limpar a sua casa em vez de colocar entraves à atividade de clubes honestos em nome de uma moralidade que ela própria não para de espezinhar", acusa o Seraing.

O clube belga aludia à suspensão e à instauração de um inquérito ao francês Jérôme Valcke, de 54 anos, anunciada na quinta-feira pela FIFA, por alegada conduta imprópria do secretário-geral do organismo que rege o futebol mundial.

A FIFA suspendeu Valcke depois de ter tomado conhecimento de "uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral", que davam conta de um alegado benefício num acordo para a venda de bilhetes a preço inflacionado para o Mundial2014, solicitando uma investigação oficial ao Comité de Ética.

Também na quinta-feira, a Comissão Disciplinar da FIFA, que desde maio vetou a partilha de 'passes' de futebolistas com terceiros, proibiu o Seraing de realizar transferências durante dois anos, condenando ainda o clube belga ao pagamento de uma multa de 150.000 francos suíços (cerca de 136.000 euros).

O organismo que gere o futebol mundial considerou que o Seraing violou os regulamentos ao vender parte dos direitos económicos de alguns futebolistas e de ter assinado contratos que permitem a terceiros interferir nas decisões do clube.

Em dezembro de 2014, a FIFA aprovou a proibição de partilha de passes de futebolistas com terceiros, considerando que tal prática violava a independência de clubes e jogadores e violava a integridade das competições.

A medida, que entrou em vigor no início de maio, proíbe que empresários e grupos de investimento possam deter qualquer percentagem nos passes económicos dos jogadores, tornando os clubes nos únicos detentores.

Os acordos já existentes devem ser mantidos até ao fim do prazo e os novos acordos celebrados entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2015 estarão limitados à duração máxima de um ano.

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.