sicnot

Perfil

Desporto

UEFA confirma retirada de um ponto à Croácia e dois jogos à porta fechada

O Comité de Apelo da UEFA confirmou hoje a retirada de um ponto à Croácia e dois jogos em casa à porta fechada pela conduta do público na partida frente à Itália, de qualificação para o Euro2016 de futebol.

© Antonio Bronic / Reuters

Nessa partida, disputada a 12 de junho, em Split, surgiu uma cruz suástica no relvado, ato considerado como "racista e conduta inadequada" pela UEFA, que rejeitou hoje o recurso apresentado pela federação daquele país contra a decisão adotada pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina, a 23 de julho.

Além da retirada de um ponto, que a deixa a dois pontos da líder do grupo H, a Noruega, a seleção croata terá de jogar os dois próximos jogos em casa à porta fechada, sendo que os mesmos não poderão realizar-se no estádio Poljud, em Split, palco da partida com os italianos.

O Comité de Apelo decidiu também manter a multa de 100 mil euros aplicada à Federação da Croácia.

De resto, a seleção croata já tinha sido punida pela UEFA com um jogo à porta fechada na partida em Itália, quando os seus adeptos entoaram gritos de macaco e atiraram bananas para o relvado dirigidas ao internacional italiano Balotelli, o que levou a que a partida entre as duas seleções, em Split, tivesse decorrido sem público nas bancadas.

A Croácia receberá a Bulgária a 10 de outubro e encerrará a fase de qualificação três dias depois, em Malta, frente à seleção local.

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • EUA sonham com "exploração e descoberta" do espaço
    0:39

    Mundo

    Donald Trump confirmou a intenção de criar um sexto ramo das Forças Armadas. Trata-se de uma força espacial independente da Força Aérea e especializada no domínio do espaço sideral. O presidente norte-americano deu ordens ao Pentágono para preparar o domínio do cosmos o mais rápido possível. O anúncio foi feito na Casa Branca, mas só poderá avançar depois da aprovação do Congresso dos EUA.