sicnot

Perfil

Desporto

Armando Evangelista deixa comando técnico do Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães acertou hoje a rescisão de contrato com o treinador Armando Evangelista, que orientou a equipa nas primeiras cinco jornadas da I Liga de futebol, anunciou o clube num comunicado no sítio oficial.

Armando Evangelista, de 41 anos, substituiu Luiz Felipe no comando técnico da equipa secundária do Vitória na parte final da época de 2012/13, proveniente do Vizela, já depois de ter passado pelas camadas jovens dos vitorianos.

Armando Evangelista, de 41 anos, substituiu Luiz Felipe no comando técnico da equipa secundária do Vitória na parte final da época de 2012/13, proveniente do Vizela, já depois de ter passado pelas camadas jovens dos vitorianos.

SIC

"Por ter entendido que não estavam reunidas as condições necessárias para se manter no comando técnico, o treinador Armando Evangelista solicitou a rescisão do contrato. Por entender as justificações apresentadas, e admitindo que nesta altura esta é a decisão que melhor defende os interesses do Clube, a Administração da SAD vitoriana aceitou a sua solicitação", esclarece a nota.

O treinador, que já não orientou o treino de hoje, deixa os vimaranenses na 11.ª posição, com seis pontos, saindo na sequência do empate 2-2 na visita ao Vitória de Setúbal, numa partida em que a sua equipa entrou a vencer e jogou, praticamente, os 90 minutos em superioridade numérica.

Sob o comando de Evangelista, que tinha comandado a equipa secundária dos vimaranenses nas últimas três temporadas, o Vitória falhou o acesso à fase de grupos da Liga Europa, com duas derrotas frente aos austríacos do Altach, e venceu apenas um dos cinco jogos da I Liga, na receção ao estreante Tondela (1-0).

Armando Evangelista foi o segundo treinador a abandonar o comando técnico de um clube da I Liga portuguesa de futebol, no caso o Vitória de Guimarães, apenas um dia depois de José Viterbo ter deixado a Académica.

A primeira 'chicotada psicológica' da temporada ocorreu no domingo, em Coimbra, onde a Académica somou frente ao Boavista (2-0) a quinta derrota noutros tantos jogos no campeonato, depois de ter sido também eliminada da Taça da Liga, pelo Marítimo (2-1), na quarta-feira.

Viterbo, de 53 anos, foi um 'amuleto' dos 'estudantes' na última temporada, quando sucedeu a Paulo Sérgio, assegurando a permanência, mas o efeito parece ter esmorecido, não conseguindo somar qualquer ponto nas primeiras cinco jornadas da I Liga.

O percurso do Vitória de Guimarães não é tão negativo como o da Académica, contando apenas uma derrota, na visita ao FC Porto (3-0), na primeira jornada, a que se seguiram quatro jogos sem perder, que deixaram a equipa provisoriamente no 13.º lugar com seis pontos, mas não impediram a saída do treinador de 41 anos.

Na época passada, à quinta jornada, já tinham trocado de treinadores os dois clubes que viriam a ser despromovidos, casos do Gil Vicente, que contratou José Mota para o lugar de João de Deus, à terceira, e do Penafiel, em que Rui Quinta substituiu Ricardo Chéu, na quart

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.