sicnot

Perfil

Desporto

Campeã mundial da maratona confirmada na meia maratona de Ponte Vasco da Gama

A etíope Mare Dibaba, atual campeã mundial da maratona, vai marcar presença na terceira edição da meia maratona Rock'n'Roll de Lisboa, anunciou hoje a organização da prova, que vai ser disputada a 18 de outubro.

© Dylan Martinez / Reuters

Além de Dibaba, que alcançou o título o mês passado em Pequim, a organização confirmou também a presença do seu compatriota Ibrahim Jeilan Gashu, campeão mundial dos 10.000 metros em 2011.

Os quenianos Bernard Kiprop Koech, vencedor da meia maratona de Lisboa -- que habitualmente se disputa em março, com partida da Ponte 25 de Abril -- e Alex Korio, quarto classificado na anterior edição da prova.

No setor feminino, estão também confirmadas as presenças da etíope Tirfi Tsegaye, vencedora das maratonas de Berlim e Tóquio em 2014, e da queniana Yimer Wude Ayalew, medalha de bronze nos 10.000 metros no campeonato do Mundo em 2009.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, mostrou-se convicto de que "o grupo de atletas de elite que vai participar pode fazer cair o recorde da prova", 1.00,19 horas, que pertence ao etíope Wilson Kirop.

No entanto, Carlos Móia reconhece que o trajeto "não é tão plano como o da Ponte 25 de Abril e não permite tempos brilhantes".

Entre os atletas portugueses, estão confirmadas as presenças de Sara Moreira e Hermano Ferreira, Carlos Móia assegura que "estarão presentes os melhores atletas nacionais".

A organização anunciou hoje que, a quase um mês da prova, estão já inscritos 16.000 participantes no conjunto da meia maratona e mini maratona, pelo que rapidamente será atingido o limite dos 17.000.

Além das terceiras edições das duas provas, decorrerá no mesmo dia uma corrida para deficientes motores em cadeira de rodas, que contará com a presença de grandes nomes do atletismo paralímpico, entre os quais o espanhol Santiago Sanz, recordista mundial da distância na classe T52 (tetraplégicos).

O tiro de partida para os 21,0975 quilómetros está marcado para as 10:30, quando os atletas amadores vão partir da Ponte Vasco da Gama e os elites do Parque das Nações, onde vai estar instalada a meta comum.

Também no mesmo dia, realiza-se a terceira edição da maratona de Lisboa, com partida de Cascais, às 08:30, e chegada ao Parque das Nações, que deverá juntar 5.000 atletas.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.