sicnot

Perfil

Desporto

Campeã mundial da maratona confirmada na meia maratona de Ponte Vasco da Gama

A etíope Mare Dibaba, atual campeã mundial da maratona, vai marcar presença na terceira edição da meia maratona Rock'n'Roll de Lisboa, anunciou hoje a organização da prova, que vai ser disputada a 18 de outubro.

© Dylan Martinez / Reuters

Além de Dibaba, que alcançou o título o mês passado em Pequim, a organização confirmou também a presença do seu compatriota Ibrahim Jeilan Gashu, campeão mundial dos 10.000 metros em 2011.

Os quenianos Bernard Kiprop Koech, vencedor da meia maratona de Lisboa -- que habitualmente se disputa em março, com partida da Ponte 25 de Abril -- e Alex Korio, quarto classificado na anterior edição da prova.

No setor feminino, estão também confirmadas as presenças da etíope Tirfi Tsegaye, vencedora das maratonas de Berlim e Tóquio em 2014, e da queniana Yimer Wude Ayalew, medalha de bronze nos 10.000 metros no campeonato do Mundo em 2009.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, mostrou-se convicto de que "o grupo de atletas de elite que vai participar pode fazer cair o recorde da prova", 1.00,19 horas, que pertence ao etíope Wilson Kirop.

No entanto, Carlos Móia reconhece que o trajeto "não é tão plano como o da Ponte 25 de Abril e não permite tempos brilhantes".

Entre os atletas portugueses, estão confirmadas as presenças de Sara Moreira e Hermano Ferreira, Carlos Móia assegura que "estarão presentes os melhores atletas nacionais".

A organização anunciou hoje que, a quase um mês da prova, estão já inscritos 16.000 participantes no conjunto da meia maratona e mini maratona, pelo que rapidamente será atingido o limite dos 17.000.

Além das terceiras edições das duas provas, decorrerá no mesmo dia uma corrida para deficientes motores em cadeira de rodas, que contará com a presença de grandes nomes do atletismo paralímpico, entre os quais o espanhol Santiago Sanz, recordista mundial da distância na classe T52 (tetraplégicos).

O tiro de partida para os 21,0975 quilómetros está marcado para as 10:30, quando os atletas amadores vão partir da Ponte Vasco da Gama e os elites do Parque das Nações, onde vai estar instalada a meta comum.

Também no mesmo dia, realiza-se a terceira edição da maratona de Lisboa, com partida de Cascais, às 08:30, e chegada ao Parque das Nações, que deverá juntar 5.000 atletas.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16