sicnot

Perfil

Desporto

Campeã mundial da maratona confirmada na meia maratona de Ponte Vasco da Gama

A etíope Mare Dibaba, atual campeã mundial da maratona, vai marcar presença na terceira edição da meia maratona Rock'n'Roll de Lisboa, anunciou hoje a organização da prova, que vai ser disputada a 18 de outubro.

© Dylan Martinez / Reuters

Além de Dibaba, que alcançou o título o mês passado em Pequim, a organização confirmou também a presença do seu compatriota Ibrahim Jeilan Gashu, campeão mundial dos 10.000 metros em 2011.

Os quenianos Bernard Kiprop Koech, vencedor da meia maratona de Lisboa -- que habitualmente se disputa em março, com partida da Ponte 25 de Abril -- e Alex Korio, quarto classificado na anterior edição da prova.

No setor feminino, estão também confirmadas as presenças da etíope Tirfi Tsegaye, vencedora das maratonas de Berlim e Tóquio em 2014, e da queniana Yimer Wude Ayalew, medalha de bronze nos 10.000 metros no campeonato do Mundo em 2009.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, mostrou-se convicto de que "o grupo de atletas de elite que vai participar pode fazer cair o recorde da prova", 1.00,19 horas, que pertence ao etíope Wilson Kirop.

No entanto, Carlos Móia reconhece que o trajeto "não é tão plano como o da Ponte 25 de Abril e não permite tempos brilhantes".

Entre os atletas portugueses, estão confirmadas as presenças de Sara Moreira e Hermano Ferreira, Carlos Móia assegura que "estarão presentes os melhores atletas nacionais".

A organização anunciou hoje que, a quase um mês da prova, estão já inscritos 16.000 participantes no conjunto da meia maratona e mini maratona, pelo que rapidamente será atingido o limite dos 17.000.

Além das terceiras edições das duas provas, decorrerá no mesmo dia uma corrida para deficientes motores em cadeira de rodas, que contará com a presença de grandes nomes do atletismo paralímpico, entre os quais o espanhol Santiago Sanz, recordista mundial da distância na classe T52 (tetraplégicos).

O tiro de partida para os 21,0975 quilómetros está marcado para as 10:30, quando os atletas amadores vão partir da Ponte Vasco da Gama e os elites do Parque das Nações, onde vai estar instalada a meta comum.

Também no mesmo dia, realiza-se a terceira edição da maratona de Lisboa, com partida de Cascais, às 08:30, e chegada ao Parque das Nações, que deverá juntar 5.000 atletas.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51