sicnot

Perfil

Desporto

Campeã mundial da maratona confirmada na meia maratona de Ponte Vasco da Gama

A etíope Mare Dibaba, atual campeã mundial da maratona, vai marcar presença na terceira edição da meia maratona Rock'n'Roll de Lisboa, anunciou hoje a organização da prova, que vai ser disputada a 18 de outubro.

© Dylan Martinez / Reuters

Além de Dibaba, que alcançou o título o mês passado em Pequim, a organização confirmou também a presença do seu compatriota Ibrahim Jeilan Gashu, campeão mundial dos 10.000 metros em 2011.

Os quenianos Bernard Kiprop Koech, vencedor da meia maratona de Lisboa -- que habitualmente se disputa em março, com partida da Ponte 25 de Abril -- e Alex Korio, quarto classificado na anterior edição da prova.

No setor feminino, estão também confirmadas as presenças da etíope Tirfi Tsegaye, vencedora das maratonas de Berlim e Tóquio em 2014, e da queniana Yimer Wude Ayalew, medalha de bronze nos 10.000 metros no campeonato do Mundo em 2009.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, mostrou-se convicto de que "o grupo de atletas de elite que vai participar pode fazer cair o recorde da prova", 1.00,19 horas, que pertence ao etíope Wilson Kirop.

No entanto, Carlos Móia reconhece que o trajeto "não é tão plano como o da Ponte 25 de Abril e não permite tempos brilhantes".

Entre os atletas portugueses, estão confirmadas as presenças de Sara Moreira e Hermano Ferreira, Carlos Móia assegura que "estarão presentes os melhores atletas nacionais".

A organização anunciou hoje que, a quase um mês da prova, estão já inscritos 16.000 participantes no conjunto da meia maratona e mini maratona, pelo que rapidamente será atingido o limite dos 17.000.

Além das terceiras edições das duas provas, decorrerá no mesmo dia uma corrida para deficientes motores em cadeira de rodas, que contará com a presença de grandes nomes do atletismo paralímpico, entre os quais o espanhol Santiago Sanz, recordista mundial da distância na classe T52 (tetraplégicos).

O tiro de partida para os 21,0975 quilómetros está marcado para as 10:30, quando os atletas amadores vão partir da Ponte Vasco da Gama e os elites do Parque das Nações, onde vai estar instalada a meta comum.

Também no mesmo dia, realiza-se a terceira edição da maratona de Lisboa, com partida de Cascais, às 08:30, e chegada ao Parque das Nações, que deverá juntar 5.000 atletas.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.