sicnot

Perfil

Desporto

Jorge Mendes é o segundo agente desportivo mais poderoso do mundo

O português Jorge Mendes é o segundo agente desportivo mais poderoso do mundo, com 950 milhões de dólares (848,5 milhões de euros) em transações ativas envolvendo jogadores, noticia a revista norte-americana Forbes.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

De acordo com a publicação, através da empresa Gestifute, o 'superagente' Jorge Mendes "representa alguns dos nomes mais notáveis" do futebol europeu, entre os quais o português do Real Madrid Cristiano Ronaldo.

"O mercado europeu (...) com as suas comissões sem restrições e comissões de transferência que rapidamente aumentam de valor, permitiram a Mendes negociar mais de 950 milhões de dólares [848,5 milhões de euros] em transações envolvendo jogadores, de que resultaram pelo menos 95 milhões de dólares [85 milhões de euros]", pode ler-se no artigo.

No artigo intitulado "Os agentes desportivos mais poderosos do mundo 2015", é ainda referido o facto de Jorge Mendes representar o avançado português Cristiano Ronaldo, bem como o seu colega de equipa James Rodríguez, além de Ángel Di María (Paris Saint Germain) ou Diego Costa (Chelsea).

"Mendes é tão apreciado por Ronaldo que a estrela de futebol comprou-lhe uma ilha grega como presente de casamento neste verão", apontam.

O agente desportivo em primeiro lugar na lista da Forbes é o norte-americano Scott Boras, que averbou 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) com transações de jogadores da "Major League Baseball" (MLB), a liga de beisebol norte-americano, alcançando 117 milhões de dólares em comissões (104,5 milhões de euros).

A revista norte-americana divulgou também hoje uma lista das agências desportivas mais poderosas do mundo, na qual a Gestifute de Jorge Mendes surge em sexto lugar.

Em primeiro lugar na lista das maiores agências está a Creative Artists Agency (CAA), que tem em carteira mais de 6,4 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) em contratos ativos de jogadores, de que resultaram 260 milhões de dólares (232 milhões de euros) em comissões.

Lusa

  • Jorge Mendes defende Cristiano Ronaldo
    1:25

    Cristiano Ronaldo

    Numa entrevista concedida ontem à radio espanhola Cadena SER, o empresário garante que Cristiano Ronaldo estava muito aborrecido com a derrota do Real Madrid mas, por consideração aos 150 convidados, não cancelou a festa de aniversário. Jorge Mendes criticou ainda o cantor colombiano Kevin Roldán por ter divulgado imagens de um evento privado.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52