sicnot

Perfil

Desporto

Médica Eva Carneiro deixa o Chelsea e pondera recorrer à justiça

A Associação Britânica de Médicos de Futebol (FMA) confirmou hoje que Eva Carneiro deixou o Chelsea e que a médica está a ponderar agir judicialmente contra o clube inglês de futebol.

Eva Carneiro e Mourinho, em abril do ano passado

Eva Carneiro e Mourinho, em abril do ano passado

© Eddie Keogh / Reuters

Eva Carneiro foi afastada da equipa médica do Chelsea pelo treinador português José Mourinho a 12 de agosto, poucos dias depois de ter entrado em campo para assistir Hazard já em tempo de descontos do encontro entre os Blues e o Swansea, que estava empatado a dois golos.

O jogador belga acabou por sair de campo para ser assistido, deixando o Chelsea reduzido a nove jogadores, pois tudo aconteceu numa altura em que o guarda-redes Thibaut Courtois já tinha sido expulso.

José Mourinho considerou que Eva Carneiro, que ingressou na equipa médica do clube em 2009, teve um comportamento "impulsivo" e referiu que a equipa médica só deve entrar em campo quando tem a certeza de que o jogador tem um problema sério.

A FMA manifestou-se "extremamente desapontada" com a saída de Eva Carneiro e revelou ter falado com o Chelsea em representação da médica, nascida em Gibraltar

"Fomos contactados por Eva Carneiro e oferecemo-nos para tentar negociar [com o Chelsea]. Infelizmente não resultou", refere a FMA, acrescentando que o clube londrino "considera que o assunto é do foro interno", que deve ser discutido entre os seus representantes e os de Eva Carneiro".

Na terça-feira, alguns órgãos de comunicação social ingleses deram conta da saída de Eva Carneiro, indicando que a médica se recusou a voltar ao clube na passada sexta-feira.

O anúncio da saída de Eva Carneiro surge poucos dias depois de a Federação Inglesa de Futebol (FA) ter confirmado a existência de um inquérito relativo ao jogo entre o Chelsea e o Swansea, sem adiantar mais pormenores.

Imagens do incidente entre José Mourinho e Eva Carneiro, transmitidas pela Sky Sports, mostram o treinador português agastado com a situação e a trocar algumas palavras com Eva Carneiro quando esta regressou ao banco.

De acordo com os regulamentos da FA, jogadores e treinadores podem ser punidos por usar linguagem ofensiva ou abusiva e incorrem numa punição mínima de cinco jogos.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano