sicnot

Perfil

Desporto

Médica Eva Carneiro deixa o Chelsea e pondera recorrer à justiça

A Associação Britânica de Médicos de Futebol (FMA) confirmou hoje que Eva Carneiro deixou o Chelsea e que a médica está a ponderar agir judicialmente contra o clube inglês de futebol.

Eva Carneiro e Mourinho, em abril do ano passado

Eva Carneiro e Mourinho, em abril do ano passado

© Eddie Keogh / Reuters

Eva Carneiro foi afastada da equipa médica do Chelsea pelo treinador português José Mourinho a 12 de agosto, poucos dias depois de ter entrado em campo para assistir Hazard já em tempo de descontos do encontro entre os Blues e o Swansea, que estava empatado a dois golos.

O jogador belga acabou por sair de campo para ser assistido, deixando o Chelsea reduzido a nove jogadores, pois tudo aconteceu numa altura em que o guarda-redes Thibaut Courtois já tinha sido expulso.

José Mourinho considerou que Eva Carneiro, que ingressou na equipa médica do clube em 2009, teve um comportamento "impulsivo" e referiu que a equipa médica só deve entrar em campo quando tem a certeza de que o jogador tem um problema sério.

A FMA manifestou-se "extremamente desapontada" com a saída de Eva Carneiro e revelou ter falado com o Chelsea em representação da médica, nascida em Gibraltar

"Fomos contactados por Eva Carneiro e oferecemo-nos para tentar negociar [com o Chelsea]. Infelizmente não resultou", refere a FMA, acrescentando que o clube londrino "considera que o assunto é do foro interno", que deve ser discutido entre os seus representantes e os de Eva Carneiro".

Na terça-feira, alguns órgãos de comunicação social ingleses deram conta da saída de Eva Carneiro, indicando que a médica se recusou a voltar ao clube na passada sexta-feira.

O anúncio da saída de Eva Carneiro surge poucos dias depois de a Federação Inglesa de Futebol (FA) ter confirmado a existência de um inquérito relativo ao jogo entre o Chelsea e o Swansea, sem adiantar mais pormenores.

Imagens do incidente entre José Mourinho e Eva Carneiro, transmitidas pela Sky Sports, mostram o treinador português agastado com a situação e a trocar algumas palavras com Eva Carneiro quando esta regressou ao banco.

De acordo com os regulamentos da FA, jogadores e treinadores podem ser punidos por usar linguagem ofensiva ou abusiva e incorrem numa punição mínima de cinco jogos.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.