sicnot

Perfil

Desporto

Fiorentina, de Paulo Sousa, goleia Inter em Milão e lidera Liga italiana

A Fiorentina, orientada pelo português Paulo Sousa, ascendeu este domingo à liderança do campeonato italiano de futebol, ao 'arrasar' fora o ex-líder Inter de Milão, que bateu por 4-1, em encontro da sexta jornada.

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo.

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo.

© Stefano Rellandini / Reuters

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo, numa noite de gala do esloveno Josip Ilic, que inaugurou o marcador, e do croata Nikola Kalinic, autor de um 'hat-trick'.

Com este resultado, a Fiorentina passou a contar os mesmos 15 pontos do Inter, mas com melhor diferença de golos (11-4 contra 7-5), numa tabela em que a campeã Juventus aparece 'afundada' no 15.º posto, com apenas cinco.

A formação 'viola' adiantou-se logo aos quatro minutos, depois de uma falta na área do guarda-redes Handanovic, que Ilicic converteu, para, aos 18, atirar de fora da área para defesa incompleta do compatriota. Kalinic marcou na recarga.

Apenas cinco minutos volvidos, aos 23, o croata deu a melhor sequência a um cruzamento da esquerda de Marcos Alonso e, aos 31, as coisas complicaram-se ainda mais para o Inter, com Miranda a ser expulso após carregar o isolado Kalinic.

Na segunda metade, os locais ainda acreditaram, quando Icardi reduziu, aos 60 minutos, mas a Fiorentina, sempre a controlar as operações, sentenciou em definivo o jogo, com o 'hat-trick' de Kalinic, servido por Ilicic.

Em relação aos jogos realizados na tarde de hoje, o Torino venceu o Palermo por 2-1 e ascendeu ao terceiro lugar. O forasteiro costa-riquenho Giancarlos Castro marcou nas duas balizas, na errada aos 44 e na certa aos 71, enquanto Marco Benassi apontou o outro tento dos locais, aos 48.

O bom início de época do Torino contrasta com o surpreendente mau arranque dos 'vizinhos' da Juventus, que sábado voltaram a perder, desta vez frente ao Nápoles.

Lorenzo Insigne e Gonzalo Higuain, aos 24 e 62 minutos, respetivamente, fizerem os golos dos napolitanos, com o tento de Lemina, aos 64, a ser insuficiente para a 'Juve' evitar a terceira derrota da época.

A surpreender pela positiva está também o Sassuolo, que, apesar de ter cedido um empate caseiro frente ao Chievo, está com 12 pontos, no quarto lugar da tabela.

O avançado francês Gregoire Defrel abriu o jogo com um golo ao terceiro minuto, mas os forasteiros empataram aos 24, por Alberto Paloschi.

Uma importante vitória fora de 'portas' conseguiu a Lazio, que derrotou o Verona, por 2-1 para subir ao quinto posto, num embate em que o ex-'leão' Mauricio foi expulso, aos 81 minutos.

Os golos do argentino Lucas Biglia, aos 63, e de Marco Parolo, aos 86, permitiram aos romanos dar a volta a uma desvantagem no marcador, depois do sueco Filip Helander ter feito o golo da equipa da casa, aos 33.

Por seu lado, o AC Milan, que jogou com 10 unidades desde os 42 minutos (expulsão de Alessio Romagnoli), sofreu o terceiro desaire na prova, ao perder no reduto do Génova por 1-0, por culpa de um golo do médio internacional suíço Blerim Dzemaili, logo aos 10 minutos.

No outro jogo hoje realizado, o Bolonha perdeu em casa com a Udinese por 2-1, num embate decidido aos 85 minutos, com um tento do colombiano Duván Zapata.

Lusa