sicnot

Perfil

Desporto

Fiorentina, de Paulo Sousa, goleia Inter em Milão e lidera Liga italiana

A Fiorentina, orientada pelo português Paulo Sousa, ascendeu este domingo à liderança do campeonato italiano de futebol, ao 'arrasar' fora o ex-líder Inter de Milão, que bateu por 4-1, em encontro da sexta jornada.

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo.

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo.

© Stefano Rellandini / Reuters

Frente a uma equipa que tinha triunfado nas primeiras cinco rondas, a formação de Florença resolveu muito cedo o jogo, numa noite de gala do esloveno Josip Ilic, que inaugurou o marcador, e do croata Nikola Kalinic, autor de um 'hat-trick'.

Com este resultado, a Fiorentina passou a contar os mesmos 15 pontos do Inter, mas com melhor diferença de golos (11-4 contra 7-5), numa tabela em que a campeã Juventus aparece 'afundada' no 15.º posto, com apenas cinco.

A formação 'viola' adiantou-se logo aos quatro minutos, depois de uma falta na área do guarda-redes Handanovic, que Ilicic converteu, para, aos 18, atirar de fora da área para defesa incompleta do compatriota. Kalinic marcou na recarga.

Apenas cinco minutos volvidos, aos 23, o croata deu a melhor sequência a um cruzamento da esquerda de Marcos Alonso e, aos 31, as coisas complicaram-se ainda mais para o Inter, com Miranda a ser expulso após carregar o isolado Kalinic.

Na segunda metade, os locais ainda acreditaram, quando Icardi reduziu, aos 60 minutos, mas a Fiorentina, sempre a controlar as operações, sentenciou em definivo o jogo, com o 'hat-trick' de Kalinic, servido por Ilicic.

Em relação aos jogos realizados na tarde de hoje, o Torino venceu o Palermo por 2-1 e ascendeu ao terceiro lugar. O forasteiro costa-riquenho Giancarlos Castro marcou nas duas balizas, na errada aos 44 e na certa aos 71, enquanto Marco Benassi apontou o outro tento dos locais, aos 48.

O bom início de época do Torino contrasta com o surpreendente mau arranque dos 'vizinhos' da Juventus, que sábado voltaram a perder, desta vez frente ao Nápoles.

Lorenzo Insigne e Gonzalo Higuain, aos 24 e 62 minutos, respetivamente, fizerem os golos dos napolitanos, com o tento de Lemina, aos 64, a ser insuficiente para a 'Juve' evitar a terceira derrota da época.

A surpreender pela positiva está também o Sassuolo, que, apesar de ter cedido um empate caseiro frente ao Chievo, está com 12 pontos, no quarto lugar da tabela.

O avançado francês Gregoire Defrel abriu o jogo com um golo ao terceiro minuto, mas os forasteiros empataram aos 24, por Alberto Paloschi.

Uma importante vitória fora de 'portas' conseguiu a Lazio, que derrotou o Verona, por 2-1 para subir ao quinto posto, num embate em que o ex-'leão' Mauricio foi expulso, aos 81 minutos.

Os golos do argentino Lucas Biglia, aos 63, e de Marco Parolo, aos 86, permitiram aos romanos dar a volta a uma desvantagem no marcador, depois do sueco Filip Helander ter feito o golo da equipa da casa, aos 33.

Por seu lado, o AC Milan, que jogou com 10 unidades desde os 42 minutos (expulsão de Alessio Romagnoli), sofreu o terceiro desaire na prova, ao perder no reduto do Génova por 1-0, por culpa de um golo do médio internacional suíço Blerim Dzemaili, logo aos 10 minutos.

No outro jogo hoje realizado, o Bolonha perdeu em casa com a Udinese por 2-1, num embate decidido aos 85 minutos, com um tento do colombiano Duván Zapata.

Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.