sicnot

Perfil

Desporto

Mascherano ouvido pela justiça espanhola a 29 de outubro por fuga ao fisco

O internacional argentino Javier Mascherano, futebolista do FC Barcelona, vai ser ouvido em tribunal a 29 de outubro, no âmbito do processo instaurado pela justiça espanhola por alegada fuga ao fisco no valor de 1,5 milhões de euros.

© David Mdzinarishvili / Reuter

O Supremo Tribunal de Justiça da Catalunha admitiu julgar o caso e o interrogatório a Mascherano será mesmo a primeira diligência do processo contra o médio argentino, que terá evitado pagar perto de 1,5 milhões de euros em impostos.

O médio argentino é suspeito de ter utilizado empresas estrangeiras para ocultar do fisco espanhol receitas provenientes dos seus direitos de imagem referentes a um período entre 2011 e 2012.

Em setembro, face à investigação fiscal, o futebolista devolveu 1,5 milhões de euros, acrescidos de 200.000 euros de juros, na perspetiva de uma redução de pena, em caso de condenação.

De acordo com a procuradoria, o jogador "desenvolveu uma estratégia" com o objetivo de "não declarar as receitas obtidas com a marca Nike, simulando a cedência de direitos a uma empresa meramente instrumental, sediada na Madeira, em Portugal".

A procuradoria defende que o jogador defraudou as autoridades tributárias espanholas em 587.822 euros em 2011 e 968.907 em 2012.

As alegadas ações de Mascherano para fugir aos impostos serão similares às imputadas a Messi, companheiro de equipa e compatriota, que enfrenta também um processo na justiça espanhola, por evasão fiscal em matéria de direitos de imagem, em valores que ascendem a 4,16 milhões de euros.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".