sicnot

Perfil

Desporto

Crise financeira obriga Jogos Olímpicos Rio2016 a cortar 10% no orçamento

A organização dos Jogos Olímpicos Rio2016 anunciou na terça-feira que vai cortar 10 por cento do orçamento inicialmente previsto, em virtude da crise financeira que assola o Brasil.

Reuters

Atualmente, a organização está a debruçar-se sobre os relatórios orçamentais para tentar identificar áreas que poderão ser 'cortadas' do orçamento total de 7,4 mil milhões de reais (cerca de 1,7 mil milhões de euros).

"Não se trata de ser modesto, trata-se de se eficiente e dar mais sentido a este investimento. A mensagem é muito clara: uma mensagem de eficiência e não uma mensagem de humildade", explicou à AFP o porta-voz da organização brasileira, Mário Andrada.

Alguns responsáveis pelo evento já admitiram que determinadas áreas serão alvo de cortes na ordem dos 30 por cento, mas Mário Andrada garantiu que "num plano global, a média de cortes rondará os 10 por cento".

"Quando as coisas começam a ultrapassar as previsões iniciais, é necessário fazer poupanças. Continuamos com um orçamento equilibrado e mantemos um plano eficiente", assegurou Mário Andrada.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.