sicnot

Perfil

Desporto

Crise financeira obriga Jogos Olímpicos Rio2016 a cortar 10% no orçamento

A organização dos Jogos Olímpicos Rio2016 anunciou na terça-feira que vai cortar 10 por cento do orçamento inicialmente previsto, em virtude da crise financeira que assola o Brasil.

Reuters

Atualmente, a organização está a debruçar-se sobre os relatórios orçamentais para tentar identificar áreas que poderão ser 'cortadas' do orçamento total de 7,4 mil milhões de reais (cerca de 1,7 mil milhões de euros).

"Não se trata de ser modesto, trata-se de se eficiente e dar mais sentido a este investimento. A mensagem é muito clara: uma mensagem de eficiência e não uma mensagem de humildade", explicou à AFP o porta-voz da organização brasileira, Mário Andrada.

Alguns responsáveis pelo evento já admitiram que determinadas áreas serão alvo de cortes na ordem dos 30 por cento, mas Mário Andrada garantiu que "num plano global, a média de cortes rondará os 10 por cento".

"Quando as coisas começam a ultrapassar as previsões iniciais, é necessário fazer poupanças. Continuamos com um orçamento equilibrado e mantemos um plano eficiente", assegurou Mário Andrada.

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.