sicnot

Perfil

Desporto

Confederação Asiática pede reunião de emergência do Comité Executivo da FIFA

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) pediu hoje uma "reunião de emergência" do Comité Executivo da FIFA, um dia depois da suspensão do presidente demissionário do organismo, Joseph Blatter, e do líder da UEFA, Michel Platini.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Arnd Wiegmann / Reuters

"As circunstâncias são excecionais e é por isso que é necessária uma reunião. Juntos podemos superar estes tempos difíceis", escreveu o presidente da AFC, Salman ben Ibrahim Al Khalifa, numa carta endereçada a Issa Hayatou, que assumiu interinamente a presidência da FIFA.

Na mesma carta, o líder da AFC, vice-presidente da FIFA por inerência do cargo, considera que uma reunião de emergência do Comité Executivo "será vital para repor a estabilidade no futebol mundial".

Na quinta-feira, Blatter e Platini - este último candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 - foram suspensos em consequência da implicação no escândalo de corrupção que atingiu o organismo.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00