sicnot

Perfil

Desporto

Miguel Oliveira vai partir do segundo lugar para o GP do Japão

O português Miguel Oliveira (KTM) vai partir domingo do segundo lugar da grelha para a corrida de Moto3 do Grande Prémio do Japão, em Motegi, a 15.ª prova do mundial de velocidade.

© Issei Kato / Reuters

O italiano Romano Fenati (KTM) conquistou a 'pole position', com 1.56,484 minutos, depois de 'retirar' a Miguel Oliveira aquele que era até então o melhor tempo na qualificação para a corrida de domingo.

Miguel Oliveira, que em 2016 disputará a Moto2, categoria intermédia no Mundial, ao serviço da Leopard Raging, assegurou a segunda posição na sua 14.ª e última volta da sessão, ao rodar em 1.56,657 minutos, ou seja, 173 milésimos de segundo mais lento do que Fenati. O espanhol Jorge Navarro (Honda), com 1.56,720, completa a primeira fila.

"A qualificação correu bastante bem. Durante este fim de semana tenho feito um trabalho muito constante. A qualificação realizou-se com um pouco mais de vento o que dificultou a entrada no segundo 56. Mas na última saída para a pista consegui fazer boas voltas e colocar-me na segunda posição, que é uma posição sólida", afirmou o piloto de Almada, vencedor a prova anterior, o Grande Prémio de Aragão.

Terceiro classificado do Mundial, Miguel Oliveira vai largar à frente do líder, o britânico Danny Kent (Honda), e do segundo, o italiano Enea Bastianini (Honda), que fizerem, respetivamente, o sexto e o quinto registos da qualificação, atrás do italiano Niccolò Antonelli (Honda).

"[Será] uma corrida complicada, até porque o tempo é muito incerto para amanhã [domingo], com muita possibilidade de chuva e, por isso mesmo, vamos tentar tirar o máximo partido desta corrida", completou o piloto português.

A quatro provas para o final do Mundial, Miguel Oliveira, com vitórias em Itália, na Holanda e em Aragão, soma 159 pontos, menos 20 do que Bastianini, enquanto Kent comanda com 234.

A corrida do Grande Prémio do Japão realiza-se no domingo e está marcada para as 11:00 locais, 03:00 em Lisboa.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32