sicnot

Perfil

Desporto

Miguel Oliveira vai partir do segundo lugar para o GP do Japão

O português Miguel Oliveira (KTM) vai partir domingo do segundo lugar da grelha para a corrida de Moto3 do Grande Prémio do Japão, em Motegi, a 15.ª prova do mundial de velocidade.

© Issei Kato / Reuters

O italiano Romano Fenati (KTM) conquistou a 'pole position', com 1.56,484 minutos, depois de 'retirar' a Miguel Oliveira aquele que era até então o melhor tempo na qualificação para a corrida de domingo.

Miguel Oliveira, que em 2016 disputará a Moto2, categoria intermédia no Mundial, ao serviço da Leopard Raging, assegurou a segunda posição na sua 14.ª e última volta da sessão, ao rodar em 1.56,657 minutos, ou seja, 173 milésimos de segundo mais lento do que Fenati. O espanhol Jorge Navarro (Honda), com 1.56,720, completa a primeira fila.

"A qualificação correu bastante bem. Durante este fim de semana tenho feito um trabalho muito constante. A qualificação realizou-se com um pouco mais de vento o que dificultou a entrada no segundo 56. Mas na última saída para a pista consegui fazer boas voltas e colocar-me na segunda posição, que é uma posição sólida", afirmou o piloto de Almada, vencedor a prova anterior, o Grande Prémio de Aragão.

Terceiro classificado do Mundial, Miguel Oliveira vai largar à frente do líder, o britânico Danny Kent (Honda), e do segundo, o italiano Enea Bastianini (Honda), que fizerem, respetivamente, o sexto e o quinto registos da qualificação, atrás do italiano Niccolò Antonelli (Honda).

"[Será] uma corrida complicada, até porque o tempo é muito incerto para amanhã [domingo], com muita possibilidade de chuva e, por isso mesmo, vamos tentar tirar o máximo partido desta corrida", completou o piloto português.

A quatro provas para o final do Mundial, Miguel Oliveira, com vitórias em Itália, na Holanda e em Aragão, soma 159 pontos, menos 20 do que Bastianini, enquanto Kent comanda com 234.

A corrida do Grande Prémio do Japão realiza-se no domingo e está marcada para as 11:00 locais, 03:00 em Lisboa.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.