sicnot

Perfil

Desporto

Miguel Oliveira vai partir do segundo lugar para o GP do Japão

O português Miguel Oliveira (KTM) vai partir domingo do segundo lugar da grelha para a corrida de Moto3 do Grande Prémio do Japão, em Motegi, a 15.ª prova do mundial de velocidade.

© Issei Kato / Reuters

O italiano Romano Fenati (KTM) conquistou a 'pole position', com 1.56,484 minutos, depois de 'retirar' a Miguel Oliveira aquele que era até então o melhor tempo na qualificação para a corrida de domingo.

Miguel Oliveira, que em 2016 disputará a Moto2, categoria intermédia no Mundial, ao serviço da Leopard Raging, assegurou a segunda posição na sua 14.ª e última volta da sessão, ao rodar em 1.56,657 minutos, ou seja, 173 milésimos de segundo mais lento do que Fenati. O espanhol Jorge Navarro (Honda), com 1.56,720, completa a primeira fila.

"A qualificação correu bastante bem. Durante este fim de semana tenho feito um trabalho muito constante. A qualificação realizou-se com um pouco mais de vento o que dificultou a entrada no segundo 56. Mas na última saída para a pista consegui fazer boas voltas e colocar-me na segunda posição, que é uma posição sólida", afirmou o piloto de Almada, vencedor a prova anterior, o Grande Prémio de Aragão.

Terceiro classificado do Mundial, Miguel Oliveira vai largar à frente do líder, o britânico Danny Kent (Honda), e do segundo, o italiano Enea Bastianini (Honda), que fizerem, respetivamente, o sexto e o quinto registos da qualificação, atrás do italiano Niccolò Antonelli (Honda).

"[Será] uma corrida complicada, até porque o tempo é muito incerto para amanhã [domingo], com muita possibilidade de chuva e, por isso mesmo, vamos tentar tirar o máximo partido desta corrida", completou o piloto português.

A quatro provas para o final do Mundial, Miguel Oliveira, com vitórias em Itália, na Holanda e em Aragão, soma 159 pontos, menos 20 do que Bastianini, enquanto Kent comanda com 234.

A corrida do Grande Prémio do Japão realiza-se no domingo e está marcada para as 11:00 locais, 03:00 em Lisboa.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.