sicnot

Perfil

Desporto

João Moutinho volta a selar vitória de Portugal e "dobra" golos

O médio João Moutinho materializou hoje o segundo triunfo consecutivo da seleção portuguesa de futebol, ao marcar na Sérvia (2-1), três dias depois de ter selado o triunfo face à Dinamarca (1-0).

© Marko Djurica / Reuters

Em quatro dias e dois encontros do Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016, o jogador do Mónaco marcou, assim, tantos golos pela formação das "quinas" como os que havia apontado nas primeiras 79 internacionalizações 'AA.

No encontro de hoje, João Moutinho entrou aos 70 minutos, para o lugar de Miguel Veloso, e marcou o golo da vitória, aos 78, depois de Zoran Tosic, aos 65, ter anulado a primeira vantagem lusa, conseguida com um tento de Nani, aos cinco.

Quinta-feira, o médio formado no Sporting tinha sido titular face à Dinamarca e marcado o tento da vitória, aos 66 minutos.

João Moutinho apontou o seu primeiro golo por Portugal ao 13.º jogo, quando ainda representada os "leões", o seu clube de formação, o que aconteceu até 2009/10.

A 31 de maio de 2008, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o então jovem jogar de 21 anos inaugurou o marcador aos 19 minutos, frente à Geórgia. Simão Sabrosa marcaria o 2-0 final aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

Depois desse tento, num embate de preparação para o Europeu de 2008, João Moutinho só voltou a faturar a 07 de outubro de 2011, na sua segunda época pelo FC Porto e ao seu 37.º encontro como internacional 'AA'.

No Estádio do Dragão, no Porto, o '8' luso apontou o quarto golo de Portugal frente à Finlândia, em encontro do Grupo H de apuramento para o Europeu de 2012.

Nani, aos 13 e 21 minutos, e Hélder Postiga, aos 44, colocaram Portugal a vencer por 3-0 ao intervalo, mas, no início da segunda metade, um 'bis' de Hallgrímur Jonasson (48 e 68) fez perigar a vitória lusa.

João Moutinho 'descansaria', porém, o Dragão, com um golo aos 81 minutos, para, aos 87, o agora benfiquista Eliseu - que hoje fez o passe para o médio marcar - rubricar o 5-3 final.

Agora, com dois golos em quatro dias, o médio do Mónaco passou a somar quatro, igualando, entre outros, no 54.º posto da hierarquia, Jaime Graça, Rui Barros, Vítor Paneira, Petit, o luso-brasileiro Liedson, Danny e Ricardo Quaresma.

A tabela é liderada por Cristiano Ronaldo, que soma 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do 'rei' Eusébio. Nani soma 16 e segue agora isolado no 12.º posto.

Lusa

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52