sicnot

Perfil

Desporto

Piloto Alex de Angelis em estado crítico após acidente no Japão

O piloto Alex de Angelis, vítima de um grave acidente nos treinos do Grande Prémio do Japão de MotoGP, no sábado, permanece em estado crítico, devido a uma hemorragia no crânio, informou hoje o médico italiano Michele Zasa.

© David W Cerny / Reuters

"É uma situação crítica, mas há vários graus nestas situações. (...) Está em coma induzido, não está entubado e os seus sinais vitais são estáveis, mas temos de estar muito alerta com a hemorragia intracraniana que o afeta para avaliar nas próximas 24 ou 48 horas se é necessária uma intervenção", afirmou o diretor da clínica móvel que acompanha o Mundial de motociclismo, em Motegi, no Japão.

O piloto de São Marino, de 31 anos, que caiu na quarta sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão, foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário Dokkyo, fraturou cinco vértebras, duas costelas e uma clavícula, mas a hemorragia, confirmada por uma ressonância magnética, é o que mais preocupa os médicos.

"É algo que pode acontecer quando um piloto bate com a cabeça e pode não se manifestar num primeiro momento, mas somente passadas 12 horas ou mais, pelo que precisamos de ver a dimensão da hemorragia com um especialista em neurocirurgia, para ver ser requer ou não intervenção", explicou o médico.

Zasa acrescentou que será preciso esperar dois ou três dias para se tomar uma decisão e indicou que a recuperação das lesões vertebrais deverá levar cerca de dois meses e meio.

Lusa

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12
  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42

    Mundo

    Depois da crise dos telemóveis Samsung Note 7 com bateria defeituosa que podia explodir, a marca tinha que lançar um aparelho inovador. O S8 foi anunciado esta quarta-feira em Londres. O repórter da SIC, Lourenço Medeiros, foi ver como é.

    Enviado SIC