sicnot

Perfil

Desporto

Santos nega ter pedido à FIFA suspensão de seis meses para Neymar

O clube de futebol brasileiro Santos esclareceu na quinta-feira que apenas solicitou à FIFA que determine possíveis irregularidades na transferência de Neymar para o Barcelona, negando ter pedido a suspensão do avançado.

Antes de rumar à Catalunha, Neymar representou o clube brasileiro entre 2003 e 2013. (Arquivo)

Antes de rumar à Catalunha, Neymar representou o clube brasileiro entre 2003 e 2013. (Arquivo)

Andre Penner / AP

"O Santos não apresentou nenhum pedido adicional à FIFA. Apenas decorre a avaliação de uma queixa do clube, apresentada em maio, que está a ser avaliada por um comité de arbitragem", esclareceu em comunicado o clube de São Paulo, negando ter pedido uma suspensão de seis meses para o internacional brasileiro, como chegou a ser noticiado.

O clube paulista diz ter sido prejudicado por ter recebido apenas 17,1 milhões de euros pela transferência de Neymar para o clube catalão, já que na justiça espanhola continuam a ser avaliados os contornos de um negócio estimado em 83,4 milhões.

"O clube quer apenas defender os seus direito e recuperar as perdas que sofreu nesta transferência", frisou o Santos na mesma nota, delegando na FIFA, "e não no Santos", a competência para avaliar eventuais punições.

Segundo o jornal brasileiro Globosporte, o presidente do Santos, Modesto Roma, tinha pedido à FIFA a suspensão, em todas as competições, de Neymar, numa ação judicial na qual acusava o avançado de infringir o artigo 62 do Código Disciplinar do organismo.

Em declarações à emissora catalã COPE, Roma afirmou que apresentou a ação judicial em maio e que, "apesar de Neymar ser um ídolo", o Santos denunciou o caso, "porque há coisas em que não está de acordo".

Segundo o presidente do Santos, "a transferência [de Neymar para o Barcelona] não foi feita de forma clara e transparente e isso foi provado pela justiça espanhola, pelo fisco espanhol e pela justiça brasileira" e, por isso, pedia à FIFA que "atue perante as coisas que foram feitas de forma incorreta".

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58