sicnot

Perfil

Desporto

Treinador do Maccabi Telavive elogia FC Porto, mas confia que pontuará no Dragão

O treinador Slavisa Jokanovic considerou hoje que o FC Porto é a equipa a jogar melhor futebol no Grupo G da Liga dos Campeões do futebol, mas confia que o seu Maccabi Telavive pode surpreender na terça-feira no Dragão.

FERNANDO VELUDO

"O FC Porto é uma das melhores equipas europeias, tendo sido duas vezes campeão da Europa. O ano passado fez uma época fantástica na Liga dos Campeões e está a começar esta muito bem. É talvez a equipa em melhor forma no grupo", vincou, na antecipação do desafio da terceira jornada do grupo.

O técnico sérvio elogiou os 'dragões' e o seu potencial, mas também o futebol português, que considera "um dos melhores da Europa", frisando que não é apenas o seu rival 'azul e branco' a representar bem o país nas competições da UEFA.

"É um prazer estar aqui e para os meus jogadores também. Não tenho razões para chorar. Estamos prontos para a batalha. Não quero esperar três, cinco ou 10 anos por outra oportunidade. Está à nossa frente e temos de estar prontos. Estamos satisfeitos por podermos ser testados pelo FC Porto e futebol português, para tentarmos evoluir", frisou.

Nas derrotas por 4-0 na visita ao Chelsea e por 2-0 em casa com o Dínamo de Kiev, o Maccabi Telavive sofreu golos muito cedo, situação que o treinador quer inverter com "concentração, mentalidade, luta e rigor" dos seus pupilos.

"Vai ser muito difícil. Estamos em processo de aprendizagem. Vamos tentar as nossas hipóteses. A minha abordagem profissional é ganhar todos os jogos. É complicado, mas o mais importante é respeitar-nos a nós próprios, os adeptos e a nossa profissão. Viemos para ser organizados, jogar com mentalidade. Vamos seguir com os nossos planos e tentar vencer", reforçou.

Jokanovic recordou que, a este nível, só uma equipa "meticulosa, com todos os detalhes preparados" pode ambicionar conquistar pontos no Dragão, que seriam os primeiros na prova.

O antigo futebolista do Corunha recorda os tempos de Lopetegui no futebol espanhol, de quem foi contemporâneo, lembrando-o como um dos melhores guarda-redes da sua geração e destacando o seu posterior êxito enquanto técnico das camadas jovens espanholas, com títulos continentais, bem como o trabalho no FC Porto.

"Respeito-o muito e ao trabalho que tem feito no FC Porto, mas espero travá-lo em campo", completou.

Jokanovic desvalorizou ainda qualquer atenção especial a determinados futebolistas adversários, recordando que o FC Porto tem um "plantel vasto e de grande qualidade", além da "organização" que destacou como um dos pontos fortes da equipa.

O defesa espanhol Carlos Garcia lamentou as limitações dos clubes israelitas nas competições europeias - as equipas no seu campeonato só podem ter cinco estrangeiros -, mas considerou que o país está a evoluir e a aproximar-se dos restantes adversários nas provas europeias.

"O nosso jogo muda muito entre o competir em Israel, onde somos a equipa dominante, ou em provas europeias, com adversários superiores a nós. Temos as nossas armas e vamos tentar vencer com elas. Respeitamos imenso o FC Porto, sabemos que é uma grande equipa, mas esperamos ter oportunidades e aproveitá-las", sintetizou.

O FC Porto lidera o grupo G com quatro pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev, enquanto o Chelsea tem três e o Maccabi Telavive ainda não pontuou.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.