sicnot

Perfil

Desporto

Treinador do Maccabi Telavive elogia FC Porto, mas confia que pontuará no Dragão

O treinador Slavisa Jokanovic considerou hoje que o FC Porto é a equipa a jogar melhor futebol no Grupo G da Liga dos Campeões do futebol, mas confia que o seu Maccabi Telavive pode surpreender na terça-feira no Dragão.

FERNANDO VELUDO

"O FC Porto é uma das melhores equipas europeias, tendo sido duas vezes campeão da Europa. O ano passado fez uma época fantástica na Liga dos Campeões e está a começar esta muito bem. É talvez a equipa em melhor forma no grupo", vincou, na antecipação do desafio da terceira jornada do grupo.

O técnico sérvio elogiou os 'dragões' e o seu potencial, mas também o futebol português, que considera "um dos melhores da Europa", frisando que não é apenas o seu rival 'azul e branco' a representar bem o país nas competições da UEFA.

"É um prazer estar aqui e para os meus jogadores também. Não tenho razões para chorar. Estamos prontos para a batalha. Não quero esperar três, cinco ou 10 anos por outra oportunidade. Está à nossa frente e temos de estar prontos. Estamos satisfeitos por podermos ser testados pelo FC Porto e futebol português, para tentarmos evoluir", frisou.

Nas derrotas por 4-0 na visita ao Chelsea e por 2-0 em casa com o Dínamo de Kiev, o Maccabi Telavive sofreu golos muito cedo, situação que o treinador quer inverter com "concentração, mentalidade, luta e rigor" dos seus pupilos.

"Vai ser muito difícil. Estamos em processo de aprendizagem. Vamos tentar as nossas hipóteses. A minha abordagem profissional é ganhar todos os jogos. É complicado, mas o mais importante é respeitar-nos a nós próprios, os adeptos e a nossa profissão. Viemos para ser organizados, jogar com mentalidade. Vamos seguir com os nossos planos e tentar vencer", reforçou.

Jokanovic recordou que, a este nível, só uma equipa "meticulosa, com todos os detalhes preparados" pode ambicionar conquistar pontos no Dragão, que seriam os primeiros na prova.

O antigo futebolista do Corunha recorda os tempos de Lopetegui no futebol espanhol, de quem foi contemporâneo, lembrando-o como um dos melhores guarda-redes da sua geração e destacando o seu posterior êxito enquanto técnico das camadas jovens espanholas, com títulos continentais, bem como o trabalho no FC Porto.

"Respeito-o muito e ao trabalho que tem feito no FC Porto, mas espero travá-lo em campo", completou.

Jokanovic desvalorizou ainda qualquer atenção especial a determinados futebolistas adversários, recordando que o FC Porto tem um "plantel vasto e de grande qualidade", além da "organização" que destacou como um dos pontos fortes da equipa.

O defesa espanhol Carlos Garcia lamentou as limitações dos clubes israelitas nas competições europeias - as equipas no seu campeonato só podem ter cinco estrangeiros -, mas considerou que o país está a evoluir e a aproximar-se dos restantes adversários nas provas europeias.

"O nosso jogo muda muito entre o competir em Israel, onde somos a equipa dominante, ou em provas europeias, com adversários superiores a nós. Temos as nossas armas e vamos tentar vencer com elas. Respeitamos imenso o FC Porto, sabemos que é uma grande equipa, mas esperamos ter oportunidades e aproveitá-las", sintetizou.

O FC Porto lidera o grupo G com quatro pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev, enquanto o Chelsea tem três e o Maccabi Telavive ainda não pontuou.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC