sicnot

Perfil

Desporto

Advogada de Platini qualifica como "boa e sábia" decisão da FIFA sobre candidatura do francês

A decisão da FIFA de não considerar a candidatura de Michel Platini à presidência do organismo enquanto durar a suspensão de 90 dias que lhe foi aplicada é, segundo a advogada do presidente da UEFA, "boa e sábia".

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Maxim Shemetov / Reuters

"A FIFA tomou uma decisão boa e sábia na medida em que reconhece que Michel Platini é um candidato de corpo inteiro e dá-lhe tempo para acionar os recursos que lhe permitirão fazer valer os seus direitos", disse Thibaud d'Alès, advogada do presidente da UEFA.

No entanto, admite que a Comissão de Ética (da FIFA) possa "arrastar a situação", hipótese que "recusa acreditar", razão pela qual promete "continuar a trabalhar com toda a serenidade", no pressuposto de Michel Platini continuar "determinado em ser candidato à presidência da FIFA".

Segundo Thibaud, o seu cliente tinha "dois dias para recorrer" para a Câmara de Recurso da FIFA da decisão inicial e dez dias volvidos ainda não dispõe de qualquer elemento novo ou de um prazo para que seja dado a conhecer.

"Gostaríamos que houvesse mais celeridade neste processo, sem prejuízo da Comissão de Ética fazer o seu trabalho com serenidade", disse a advogada de Platini

A candidatura do dirigente francês não será avaliada pelo Comissão Eleitoral antes de cinco de janeiro próximo, data em que expira a suspensão, exceto se esta fora levantada até lá.

"A Comissão tomará a decisão até essa data", fez, entretanto, saber o presidente Domenico Scala, através de um comunicado publicado na sequência de uma reunião do Comité Executivo de urgência da FIFA, em Zurique.

A advogada de Platini abordou igualmente o controverso pagamento de 1,8 milhões de euros ao seu cliente em 2011 por um alegado trabalho como conselheiro do presidente da Fifa, Joseph Blatter exercido em 2002.

"O contrato com Michel Platini foi feito com a FIFA, através do senhor Blatter, e foi a FIFA que o remunerou. Foi feita uma transferência bancária e emitida uma fatura pelo meu cliente, houve impostos que foram pagos por ele e pela FIFA", disse Thibaud d'Alés, lembrando que o organismo máximo do futebol mundial reconheceu a "validade desse contrato" e que tudo foi feito com "total transparência depois de as contas da FIFA terem sido validadas pelos auditores daquele organismo".

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.