sicnot

Perfil

Desporto

Conselho de Arbitragem da FPF desconhecia ofertas do Benfica aos árbitros

O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, assumiu hoje desconhecer as ofertas feitas pelo Benfica aos árbitros reveladas pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho.

Até agora, os árbitros apenas podiam indicar a sua decisão através de comunicação verbal. (Arquivo)

Até agora, os árbitros apenas podiam indicar a sua decisão através de comunicação verbal. (Arquivo)

© Michaela Rehle / Reuters

"O presidente do CA não tinha conhecimento das ofertas feitas pelo Benfica aos árbitros reveladas pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho", frisou Vítor Pereira, em comunicado, assegurando só ter tomado conhecimento das ofertas a 05 de outubro, através das declarações de Bruno de Carvalho, no programa da TVI24 Prolongamento.

De acordo com a mesma nota, no dia seguinte, 06 de outubro, Vítor Pereira questionou os quatro membros da secção profissional do CA, "tendo todos afirmado que desconheciam", e, nesse mesmo dia, solicitado o envio das declarações do presidente 'leonino' para o Conselho de Disciplina da FPF.

Vítor Pereira reitera a "confiança nos árbitros portugueses" e a convicção de "que a investigação provará a seriedade dos árbitros", fazendo ainda "um apelo a todos os intervenientes do futebol para que defendam a imagem da modalidade, o desportivismo e o 'fair-play'".

A 05 de outubro, o presidente do Sporting alegou que o Benfica oferecia a árbitros, delegados e observadores dos seus encontros, em Lisboa e no Seixal, um 'kit' com uma camisola 'vintage' do clube, entradas para o Museu Cosme Damião e refeições num restaurante do Estádio da Luz, calculando que, por ano, os 'encarnados' despendam nestas ofertas "um quarto de milhão de euros".

De acordo com código de ética da UEFA, os árbitros podem aceitar ofertas dos clubes até um valor de 200 francos suíços (183 euros).

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.