sicnot

Perfil

Desporto

Domenico Scala admite ter havido falsificação das contas do organismo

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, admitiu que pode ter havido uma falsificação das contas do organismo, no caso do pagamento de quase dois milhões de euros do Joseph Blatter a Michel Platini.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"As duas partes [Platini, presidente da UEFA, e Blatter, líder da FIFA] reconheceram que fizeram um acordo sobre os dois milhões de francos suíços [cerca de 1,8 milhões de euros], mas esse valor nunca apareceu nas contas da FIFA antes do pagamento real [em fevereiro de 2011]", disse Scala, numa entrevista ao Financial Times.

Para o dirigente, "esta é uma falha grave", porque ambos "eram membros do Comité Executivo da FIFA e, com conhecimento de causa, aprovaram anualmente as contas, sabendo que faltam dois milhões de francos suíços".

"Isso pode ser considerado uma falsificação das contas das da FIFA", disse.

A investigação a este pagamento levou à suspensão de Blatter e Platini por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, tal como o secretário-geral do organismo regulador do futebol mundial, o Jérôme Valcke.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15