sicnot

Perfil

Desporto

Domenico Scala admite ter havido falsificação das contas do organismo

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, admitiu que pode ter havido uma falsificação das contas do organismo, no caso do pagamento de quase dois milhões de euros do Joseph Blatter a Michel Platini.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"As duas partes [Platini, presidente da UEFA, e Blatter, líder da FIFA] reconheceram que fizeram um acordo sobre os dois milhões de francos suíços [cerca de 1,8 milhões de euros], mas esse valor nunca apareceu nas contas da FIFA antes do pagamento real [em fevereiro de 2011]", disse Scala, numa entrevista ao Financial Times.

Para o dirigente, "esta é uma falha grave", porque ambos "eram membros do Comité Executivo da FIFA e, com conhecimento de causa, aprovaram anualmente as contas, sabendo que faltam dois milhões de francos suíços".

"Isso pode ser considerado uma falsificação das contas das da FIFA", disse.

A investigação a este pagamento levou à suspensão de Blatter e Platini por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, tal como o secretário-geral do organismo regulador do futebol mundial, o Jérôme Valcke.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14