sicnot

Perfil

Desporto

Domenico Scala admite ter havido falsificação das contas do organismo

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, admitiu que pode ter havido uma falsificação das contas do organismo, no caso do pagamento de quase dois milhões de euros do Joseph Blatter a Michel Platini.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"As duas partes [Platini, presidente da UEFA, e Blatter, líder da FIFA] reconheceram que fizeram um acordo sobre os dois milhões de francos suíços [cerca de 1,8 milhões de euros], mas esse valor nunca apareceu nas contas da FIFA antes do pagamento real [em fevereiro de 2011]", disse Scala, numa entrevista ao Financial Times.

Para o dirigente, "esta é uma falha grave", porque ambos "eram membros do Comité Executivo da FIFA e, com conhecimento de causa, aprovaram anualmente as contas, sabendo que faltam dois milhões de francos suíços".

"Isso pode ser considerado uma falsificação das contas das da FIFA", disse.

A investigação a este pagamento levou à suspensão de Blatter e Platini por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, tal como o secretário-geral do organismo regulador do futebol mundial, o Jérôme Valcke.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.