sicnot

Perfil

Desporto

Lewis Hamilton a caminho de um "inevitável" terceiro título de Fórmula 1

O britânico Lewis Hamilton pode sagrar-se no domingo tricampeão mundial de Formula 1, na 16ª etapa, que se irá realizar no Circuito das Américas, nos Estados Unidos, precisando para isso de ganhar nove pontos a Sebastian Vettel.

© Reuters Staff / Reuters

Com quatro corridas ainda por disputar (100 pontos), o piloto da Mercedes, grande dominador da época de 2015, ao vencer nove das 15 provas já realizadas, segue atualmente com 302 pontos, 66 de vantagem sobre o alemão da Ferrari Sebastian Vettel (236) e 73 sobre o companheiro de equipa alemão Nico Rosberg.

Por isso, para chegar a um terceiro título mundial e igualar o número de triunfos de figuras como o compatriota Jackie Stewart, os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, ou o austríaco Niki Lauda, Hamilton precisa apenas de, nas quatro provas até ao final da época, ganhar nove pontos a Vettel e dois a Rosberg.

Como nenhum dos ainda possíveis campeões (Vettel e Rosberg), mesmo vencendo as quatro provas de 2015, pode igualar os nove triunfos de Hamilton (ambos somariam sete), o britânico tem já garantida a vantagem em caso de um empate pontual.

Vencedor da corrida americana em 2013 e 2014, os 25 pontos de uma nova vitória no Circuito das Américas seriam o melhor 'atalho' para a consagração de Hamilton, uma vez que caso Vettel não fizesse melhor do que o terceiro lugar, que vale 15 pontos, conseguiria desde logo o título.

Mas nem só a vitória serve ao britânico. Hamilton também festejará caso termine no segundo posto, tendo para isso que esperar que Vettel não vá além do sexto posto. Caso termine em terceiro, o tricampeonato será apenas viabilizado com um 8.º posto (ou pior) de Vettel, que valeriam ao alemão quatro pontos.

O título é ainda possível no caso de Hamilton terminar em quarto e amealhar os respetivos 12 pontos, tendo para isso que esperar que o alemão não vá além do nono posto, que dá direito a dois pontos, podendo também cantar vitória caso termine em quinto (10 pontos) e Vettel seja nono (1 ponto).

Quanto a Rosberg, terceiro classificado do campeonato, a única opção que lhe poderá ainda fazer sonhar com uma improvável conquista do título é terminar à frente de Hamilton. A exceção a essa 'obrigatoriedade' é em caso de Hamilton terminar em nono e Rosberg em 10.º, situação que apenas faria Hamilton ganhar um ponto ao companheiro de equipa.

A 16ª das 19 provas do Mundial está marcada para 25 de outubro nos Estados Unidos, ficando por disputar os Grandes Prémios do México, do Brasil e de Abu Dhabi.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC