sicnot

Perfil

Desporto

Nuvem tóxica pode alterar o programa do Grande Prémio da Malásia em motociclismo

A nuvem tóxica que se encontra sobre a zona do sudeste asiático pode afetar o normal desenrolar do Grande Prémio da Malásia de motociclismo, que este fim de semana se disputa no circuito de Sepang, escreve a imprensa local.

© Olivia Harris / Reuters

Esta nuvem -- causada pela acumulação de CO2 no ambiente, fruto dos incêndios na Indonésia -- não vai impedir que o Grande Prémio se dispute, mas pode reduzir a duração dos treinos e das corridas, por motivos de segurança, se os índices de poluição continuarem a aumentar, disse o CEO do GP da Malásia Datuk Razlan Razali ao jornal New Straits Times.

O piloto português Miguel Oliveira vai participar na competição, depois de ter vencido a corrida de Moto3 na Austrália.

O jornal explica que estava previsto um evento prévio em que alguns pilotos do MotoGP fariam um percurso de bicicleta do circuito de Sepang até Port Dickson, mas este teve de ser cancelado devido aos elevados índices de poluição, em torno dos 200 pontos, muito acima do recomendável.

O Índice de Poluição Atmosférica define que entre 0 e 50 pontos a qualidade do ar é considerada boa, entre os 50 e os 100 é moderada, de 101 a 200 pouco salubre, de 201 a 300 muito insalubre, de 301 a 500 perigosa e mais de 500 é considerado uma situação de emergência.

Os organizadores vão monitorizar todo o circuito com medidores de qualidade do ar e vão colocar à venda máscaras para os espetadores.

Uma preocupação particular prende-se com o helicóptero médico, sendo necessário garantir que consegue circular, de modo a poder assistir algum piloto em caso de emergência.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.