sicnot

Perfil

Desporto

Nuvem tóxica pode alterar o programa do Grande Prémio da Malásia em motociclismo

A nuvem tóxica que se encontra sobre a zona do sudeste asiático pode afetar o normal desenrolar do Grande Prémio da Malásia de motociclismo, que este fim de semana se disputa no circuito de Sepang, escreve a imprensa local.

© Olivia Harris / Reuters

Esta nuvem -- causada pela acumulação de CO2 no ambiente, fruto dos incêndios na Indonésia -- não vai impedir que o Grande Prémio se dispute, mas pode reduzir a duração dos treinos e das corridas, por motivos de segurança, se os índices de poluição continuarem a aumentar, disse o CEO do GP da Malásia Datuk Razlan Razali ao jornal New Straits Times.

O piloto português Miguel Oliveira vai participar na competição, depois de ter vencido a corrida de Moto3 na Austrália.

O jornal explica que estava previsto um evento prévio em que alguns pilotos do MotoGP fariam um percurso de bicicleta do circuito de Sepang até Port Dickson, mas este teve de ser cancelado devido aos elevados índices de poluição, em torno dos 200 pontos, muito acima do recomendável.

O Índice de Poluição Atmosférica define que entre 0 e 50 pontos a qualidade do ar é considerada boa, entre os 50 e os 100 é moderada, de 101 a 200 pouco salubre, de 201 a 300 muito insalubre, de 301 a 500 perigosa e mais de 500 é considerado uma situação de emergência.

Os organizadores vão monitorizar todo o circuito com medidores de qualidade do ar e vão colocar à venda máscaras para os espetadores.

Uma preocupação particular prende-se com o helicóptero médico, sendo necessário garantir que consegue circular, de modo a poder assistir algum piloto em caso de emergência.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC