Beckenbauer assume erro enquanto responsável pelo Mundial2006
26.10.2015 19h02
O antigo futebolista alemão Franz Beckenbauer assumiu esta segunda-feira que cometeu um "erro" enquanto presidente do comité organizador do Mundial de 2006, na Alemanha, mas garante que não comprou votos para ter o direito de sediar a prova.

Em comunicado, Beckenbauer admite que errou ao não rejeitar uma "proposta" que foi feita pela Comissão de Finanças da FIFA e assumiu a responsabilidade por isso. (Arquivo)
Markus Schreiber / AP
Em comunicado, Beckenbauer admite que errou ao não rejeitar uma "proposta" que foi feita pela Comissão de Finanças da FIFA e assumiu a responsabilidade por isso, explicando que já esclareceu toda a situação perante a Comissão de Investigação Externa criada pela federação alemã para investigar uma eventual compra de votos.
Sem adiantar qual foi a proposta recebida pela FIFA, o 'Kaiser' limitou-se a afirmar que essa entidade lhe fez uma proposta que, sob a perspetiva de hoje, deveria ter sido rejeitada, mas reitera que nenhum voto foi comprado.
Segundo revelou na semana passada o presidente da federação alemã, Wolfgang Niersbach, a FIFA pediu a Beckenbauer um pagamento de 6,7 milhões de euros como condição para receber uma subvenção de 170 milhões.
Segundo Niersbach, a condição da FIFA foi aceite e esse pagamento foi suportado pelo então presidente da marca desportiva Adidas, Robert Louis-Dreyfus, falecido em 2008, com o dinheiro a ser devolvido pela federação a Louis-Dreyfus em 2005.
Na votação, que decorreu no ano de 2000, a Alemanha ganhou o direito de organizar o campeonato do mundo de futebol por uma vantagem de um voto, tendo conquistado 12, contra os 11 da África do Sul, após a abstenção do neozelandês Charles Dempsey.
Lusa
Relacionados
-
Beckenbauer nega ter subornado alguém para Alemanha organizar Mundial2006
O alemão Franz Beckenbauer, antigo campeão do mundo, garantiu este domingo não ter subornado ninguém para obter votos na atribuição do Mundial2006 de futebol, dois dias depois das alegações de corrupção reveladas pelo jornal Der Spiegel.
-
Procuradoria de Frankfurt suspeita de corrupção na atribuição do Mundial2006
A Procuradoria de Frankfurt informou hoje que está a estudar a possibilidade de abrir um inquérito para apurar se houve compra de votos no processo de atribuição da organização do Mundial de futebol de 2006 à Alemanha.
Na Homepage
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
-
Hoje é notícia
A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.
26.04.2018 às 9h08
- 2:16
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
- 2:31
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 7:37
- 2:03
- 1:27