sicnot

Perfil

Desporto

Rui Costa e Nelson Évora podem desempatar no número de prémios de atleta do ano

O ciclista Rui Costa encabeça a lista de nomeados para o prémio de atleta masculino do ano da Confederação do Desporto de Portugal, hoje divulgada, que inclui também Nelson Évora, Miguel Oliveira, Fernando Pimenta e Rui Bragança

© Dylan Martinez / Reuters

Vencedor nas três últimas edições, Rui Costa tentará este ano somar a quarta distinção como atleta do ano masculino, um prémio atribuído a 11 de novembro na Gala do Desporto, e assim desempatar com Nelson Évora, premiado por três vezes e também ele nomeado.

De regresso ao mais alto nível, o campeão europeu de pista coberta do salto em comprimento e medalha de bronze no Mundial é mesmo o grande adversário do ciclista da Lampre-Merida, que terminou o ano como nono classificado no 'ranking' mundial e é o atual campeão nacional de fundo.

Além dos dois atletas masculinos com mais distinções nos 20 anos de história da Gala do Desporto, estão nomeados o piloto Miguel Oliveira, vencedor de cinco grandes prémios de Moto3, Rui Bragança, ouro na categoria -58 kg no taekwondo nos Jogos Europeus de Baku, e o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 no Europeu e no Mundial.

No setor feminino, o prémio da atleta do ano da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) será disputado entre a ginasta Filipa Martins, oitava no Europeu no concurso 'all around', a patinadora Mariana Souto, campeão mundial e europeia em pares dança juniores, a canoísta Francisca Laia, medalha de prata em K1 200 nos Mundiais sub-23, Ana Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard da Internacional Surfing Association, e a mesatenista Fu Yu, bronze no Europeu.

Para o galardão de equipa do ano estão nomeadas, além do K4 1.000 que conquistou a prata no Europeu de canoagem, quatro seleções nacionais: a universitária de andebol masculino, ouro nas Universíadas, a de hóquei em patins sub-20, bicampeã mundial, a de futebol de praia, campeã mundial e europeia, e a de ténis de mesa, ouro em Baku2015.

A votos para serem eleitos jovem promessa estão Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), prata na categoria de -57 kg nas Universíadas, José Souto (patinagem), bicampeão mundial de 'solo dance' em juniores, João Amorim (canoagem), campeão mundial de maratona em C1 júnior, Ruben Neves (futebol), o mais jovem capitão do FC Porto na Liga dos Campeões, e Melanie Santos (triatlo), bronze no Mundial e Europeu de sub-23.

Os nomeados para treinador do ano são Rolando Freitas, selecionador de andebol universitário e de elite, João Ganso, técnico de Nélson Évora, Hélio Lucas e José Sousa, responsáveis pela canoagem nacional, Mário Narciso, selecionador de futebol de praia, e Lino Barruncho, técnico dos triatletas João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, vencedores de várias medalhas internacionais.

Os cinco finalistas de cada categoria vão estar submetidos à votação online do público (com um peso de 60 por cento) e à votação dos presentes na Gala do Desporto, cuja 20.ª edição decorre no Casino Estoril a 11 de novembro.

Na Gala do Desporto é igualmente entregue o Prémio Personalidade do Ano - Mérito Desportivo a desportistas e entidades indicados pelas filiadas da CDP (uma indicação por cada federação) e o Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.