sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Alonso sancionado com perda de 15 lugares no GP do México

O piloto espanhol Fernando Alonso (McLaren) foi esta quinta-feira penalizado com a despromoção de 15 lugares na grelha de partida do Grande Prémio do México de Fórmula 1, por mudar o motor e a caixa de velocidades do seu monolugar.

Alonso usou dez motores de combustão interna durante a temporada, com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) a ter autorizado apenas cinco mudanças.

Alonso usou dez motores de combustão interna durante a temporada, com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) a ter autorizado apenas cinco mudanças.

© Reuters Staff / Reuters

Alonso, bicampeão mundial de pilotos (2005 e 2006), usou dez motores de combustão interna durante a temporada, com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) a ter autorizado apenas cinco mudanças - quatro no início da temporada e outra no decurso da mesma.

A decisão da escuderia britânica faz parte da estratégia de testar o maior número de motores para preparar o próximo ano.

Disputados 16 grandes prémios, a McLaren é a equipa que mais motores usou: dez no carro de Alonso e nove no de Jenson Button.

A temporada foi um completo descalabro para os pilotos dos monolugares britânicos, com Button, campeão mundial em 2009, a ser 16.º no mundial e o seu colega a ocupar o lugar seguinte, com apenas três provas, incluindo a do México, para disputar.

O piloto asturiano foi penalizado com a perda de lugares na grelha de partida do GP da Rússia, com ambos a serem sancionados com a perda de posições na Bélgica e em Itália.

O GP do México disputa-se no domingo, no circuito Hermanos Rodríguez da Cidade do México.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.