sicnot

Perfil

Desporto

Polícia canadiana emite mandatos de captura para dois futebolistas brasileiros

A polícia de Toronto emitiu mandatos de detenção para dois atletas da seleção brasileira de futebol que participaram nos Jogos Pan Americanos, em julho passado, anunciou esta quinta-feira aquela força de segurança.

Os atletas são o médio Lucas Piazon (na imagem), que alinha no Reading, que disputa o Championship - segundo escalão de Inglaterra -, por empréstimo do Chelsea, e o guarda-redes Ventura, jogador do Botafogo (Brasil).

Os atletas são o médio Lucas Piazon (na imagem), que alinha no Reading, que disputa o Championship - segundo escalão de Inglaterra -, por empréstimo do Chelsea, e o guarda-redes Ventura, jogador do Botafogo (Brasil).

© USA Today Sports / Reuters

Andrey da Silva Ventura e Lucas Domingues Piazon são procurados com ligações a um crime sexual, que alegadamente terá ocorrido durante os Jogos Pan Americanos de Toronto no passado verão.

Os atletas são o médio Lucas Piazon, que alinha no Reading, que disputa o Championship - segundo escalão de Inglaterra -, por empréstimo do Chelsea, e o guarda-redes Ventura, jogador do Botafogo (Brasil).

Os jogadores conheceram a alegada vitíma de 21 anos de idade num clube noturno da baixa de Toronto, no dia 25 de julho, e foram para casa dela.

A polícia alega que os dois violaram a vitíma após ela ter adormecido, fugindo de seguida do local.

Os atletas regressaram ao Brasil a 27 de julho.

"Pode-se dizer que é frustrante. Seria melhor para a vitíma se eles (os alegados agressores) cooperassem", disse hoje, em conferência de imprensa a inspetora da polícia de Toronto Joanna Beaven-Desjardins.

A Ventura foi emitido um mandato para todo o território canadiano e vai ser inciado um processo para o trazer à justiça, apesar do Canadá não ter nenhum tratado de extradição com o Brasil.

A Lucas Piazon foi emitido um mandato para todo o território do Ontário, ou seja, as autoridades "não podem iniciar o processo de extradição", mas quando regressar ao Ontário "poderá ser detido".

"O Ministério Público tomou a decisão de diferentes mandatos de detenção. A polícia desconhece as razões", frisou a inspetora da unidade de crimes de cariz sexuais.

Esta é a segunda investigação da polícia de Toronto a atletas brasileiros que participaram na competição.

Em julho aquela força de segurança já tinha emitido um mandato de captura do jogador de pólo aquático Thye Mattos Ventura Bezerra, de 27 anos, também acusado de alegado crime sexual.

Quando foi emitido o mandato, o atleta já não se encontrava no Canadá.

Os Jogos Pan Americanos decorreram em Toronto entre 10 e 26 de julho, tendo neles participado cerca de seis mil atletas em representação de 41 países.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.