sicnot

Perfil

Desporto

Brasil vai mesmo acolher provas de hipismo nos Olímpicos de 2016

O governo brasileiro chegou a acordo com a União Europeia para a emissão das licenças sanitárias necessárias para a realização das provas hípicas dos Jogos Olímpicos de 2016, revelaram hoje fontes oficiais citadas pela agência EFE.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Russell Cheyne / Reuters

O acordo invalida a possibilidade de as provas equestres serem transferidas para outro país, uma hipótese que tinha sido sugerida pela Federação Equestre Internacional, segundo revelou Marcelo Pedroso, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, ao jornal O Globo.

A federação internacional tinha ameaçado trasladar para outro país a competição equestre, devido aos supostos atrasos do Brasil na aprovação dos protocolos sanitários necessários para autorizar a entrada de cavalos no país.

Os protocolos sanitários são acordos bilaterais que estabelecem as regras e condições para o transporte internacional dos cavalos, incluindo os prazos que quarentena.

As novas normas serão publicadas na próxima semana num decreto elaborado pelo Ministério da Agricultura, de acordo com Pedroso.

Quando surgiu a polémica, no início do outubro, o Ministério da Agricultura informou que o prazo oficial para a emissão de documentos, protocolos e certificados termina 120 dias antes do início do Rio2016, que arranca a 05 de agosto de 2016.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.