sicnot

Perfil

Desporto

Tiago Monteiro vence segunda corrida na Tailândia em WTCC

O piloto português Tiago Monteiro (Honda) venceu hoje na Tailândia a segunda corrida da 11.ª e penúltima etapa do Mundial de carros de turismo (WTCC), que confirmou o argentino José María López (Citroen) como bicampeão.

No Circuito de Buriram, o piloto argentino não desperdiçou o primeiro match-point da temporada e somou aos cinco pontos da pole-position os 25 correspondentes à vitória na primeira corrida, beneficiando do abandono do principal rival, o companheiro de equipa francês Ivan Muller, para se sagrar bicampeão.

Tal como tinha sucedido na temporada anterior, a Citroen voltou a dominar por completo o campeonato, conseguindo 18 vitórias em 22 possíveis, nove das quais por intermédio de López.

Na primeira corrida de hoje o argentino terminou as 16 voltas ao traçado tailandês com 1,3 segundos de vantagem sobre o francês Sébastien Loeb (Citroen) e 6,3 sobre o chinês Ma Qing Hua (Citroen), com o português Tiago Monteiro a terminar em sétimo.

Na segunda corrida, o triunfo voltou a sorrir a Tiago Monteiro. O português, já com três vitórias na temporada, foi, até a agora, a par do húngaro Norbert Michelisz (venceu uma vez), o único não Citroen a conseguir vencer uma corrida, quando falta apenas uma prova para o final a época de 2015.

"Foi uma corrida muito dura. Andei sempre nos limites como se estivesse, sistematicamente, a fazer voltas rápidas de qualificação, mas simplesmente porque percebi que só assim conseguia passar para a frente. A ultrapassagem correu na perfeição e estou muito feliz com esta vitória não só por mim, mas por toda a equipa", afirmou o português citado pela sua assessoria de imprensa.

Saído da segunda posição, depois de ter feito o nono tempo na qualificação (os 10 primeiros lugares da grelha invertem face à primeira corrida), o português superou Michelisz e acabou por vencer a prova, interrompida a duas voltas do fim, por razões de segurança, devido à perda de visibilidade.

A dois segundos do portuense terminou o Loeb, enquanto o chinês Ma Qing Hua, a 7,7 segundos, ficou no terceiro posto.

Com apenas uma etapa para o final da época, o português, atualmente na quinta posição do campeonato com 196 pontos, tem ainda a possibilidade de subir ao quarto posto, já que Ma segue a 14.

"Sempre foi essa a meta e está sem dúvida mais próximo de ser conseguida. Este fim-de-semana, numa pista difícil para o nosso carro, este resultado é ouro sobre azul. Para a última prova no Qatar temos de manter o mesmo nível. Mais um pódio ser excecional", disse

A 12.ª e última prova de 2015 corre-se no Qatar, no Circuito de Losail, numa prova que terá características diferentes do habitual. Vai-se correr de noite e, em vez do habitual domingo, a corrida disputa-se numa sexta-feira, a 27 de novembro.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.