sicnot

Perfil

Desporto

Tiago Monteiro vence segunda corrida na Tailândia em WTCC

O piloto português Tiago Monteiro (Honda) venceu hoje na Tailândia a segunda corrida da 11.ª e penúltima etapa do Mundial de carros de turismo (WTCC), que confirmou o argentino José María López (Citroen) como bicampeão.

No Circuito de Buriram, o piloto argentino não desperdiçou o primeiro match-point da temporada e somou aos cinco pontos da pole-position os 25 correspondentes à vitória na primeira corrida, beneficiando do abandono do principal rival, o companheiro de equipa francês Ivan Muller, para se sagrar bicampeão.

Tal como tinha sucedido na temporada anterior, a Citroen voltou a dominar por completo o campeonato, conseguindo 18 vitórias em 22 possíveis, nove das quais por intermédio de López.

Na primeira corrida de hoje o argentino terminou as 16 voltas ao traçado tailandês com 1,3 segundos de vantagem sobre o francês Sébastien Loeb (Citroen) e 6,3 sobre o chinês Ma Qing Hua (Citroen), com o português Tiago Monteiro a terminar em sétimo.

Na segunda corrida, o triunfo voltou a sorrir a Tiago Monteiro. O português, já com três vitórias na temporada, foi, até a agora, a par do húngaro Norbert Michelisz (venceu uma vez), o único não Citroen a conseguir vencer uma corrida, quando falta apenas uma prova para o final a época de 2015.

"Foi uma corrida muito dura. Andei sempre nos limites como se estivesse, sistematicamente, a fazer voltas rápidas de qualificação, mas simplesmente porque percebi que só assim conseguia passar para a frente. A ultrapassagem correu na perfeição e estou muito feliz com esta vitória não só por mim, mas por toda a equipa", afirmou o português citado pela sua assessoria de imprensa.

Saído da segunda posição, depois de ter feito o nono tempo na qualificação (os 10 primeiros lugares da grelha invertem face à primeira corrida), o português superou Michelisz e acabou por vencer a prova, interrompida a duas voltas do fim, por razões de segurança, devido à perda de visibilidade.

A dois segundos do portuense terminou o Loeb, enquanto o chinês Ma Qing Hua, a 7,7 segundos, ficou no terceiro posto.

Com apenas uma etapa para o final da época, o português, atualmente na quinta posição do campeonato com 196 pontos, tem ainda a possibilidade de subir ao quarto posto, já que Ma segue a 14.

"Sempre foi essa a meta e está sem dúvida mais próximo de ser conseguida. Este fim-de-semana, numa pista difícil para o nosso carro, este resultado é ouro sobre azul. Para a última prova no Qatar temos de manter o mesmo nível. Mais um pódio ser excecional", disse

A 12.ª e última prova de 2015 corre-se no Qatar, no Circuito de Losail, numa prova que terá características diferentes do habitual. Vai-se correr de noite e, em vez do habitual domingo, a corrida disputa-se numa sexta-feira, a 27 de novembro.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.