sicnot

Perfil

Desporto

Árbitros querem decisões "céleres e firmes" contra declarações polémicas

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apelou hoje à tomada de decisões "céleres e firmes" de órgãos disciplinares e tutela, no sentido de travar "as crescentes insinuações, comentários e opiniões" que estão a afetar o setor.

© Miguel Vidal / Reuters

"Aos órgãos disciplinares, apelamos para que as suas decisões sejam céleres e firmes, que façam cumprir o que está regulamentado, sobre qualquer agente desportivo, inclusive agentes da arbitragem", indicou o organismo sindical, em comunicado.

A APAF pediu ainda "a todos os titulares de órgãos eleitos para gerir e supervisionar o futebol, o favor de o fazerem de forma firme e clara, no sentido de defenderem efetivamente a valorização do futebol", criando "regras e penalizações adequadas para quem não cumpra".

"Apelamos a quem tem sido protagonista destes episódios, seja através da opinião inflamada seja na sua divulgação extremada e repetida, que considerem a importância do seu papel no futebol e os impactos nocivos que essas têm na opinião pública em geral e nas atuações, trabalho e quotidiano dos árbitros de futebol, em particular", assinalou.

A APAF lamentou que pessoas com responsabilidade elevada no futebol português façam de forma reiterada declarações no espaço público que geram "um clima de permanente desconfiança, suspeição e intolerância".

A APAF advertiu que "se o clima de terrorismo verbal se mantiver e se as consequências pessoais que os árbitros têm enfrentado persistirem e galoparem como até aqui", tomará medidas "adequadas e justas" para o contrariar, sem especificar quais.

Lusa