sicnot

Perfil

Desporto

Árbitros querem decisões "céleres e firmes" contra declarações polémicas

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apelou hoje à tomada de decisões "céleres e firmes" de órgãos disciplinares e tutela, no sentido de travar "as crescentes insinuações, comentários e opiniões" que estão a afetar o setor.

© Miguel Vidal / Reuters

"Aos órgãos disciplinares, apelamos para que as suas decisões sejam céleres e firmes, que façam cumprir o que está regulamentado, sobre qualquer agente desportivo, inclusive agentes da arbitragem", indicou o organismo sindical, em comunicado.

A APAF pediu ainda "a todos os titulares de órgãos eleitos para gerir e supervisionar o futebol, o favor de o fazerem de forma firme e clara, no sentido de defenderem efetivamente a valorização do futebol", criando "regras e penalizações adequadas para quem não cumpra".

"Apelamos a quem tem sido protagonista destes episódios, seja através da opinião inflamada seja na sua divulgação extremada e repetida, que considerem a importância do seu papel no futebol e os impactos nocivos que essas têm na opinião pública em geral e nas atuações, trabalho e quotidiano dos árbitros de futebol, em particular", assinalou.

A APAF lamentou que pessoas com responsabilidade elevada no futebol português façam de forma reiterada declarações no espaço público que geram "um clima de permanente desconfiança, suspeição e intolerância".

A APAF advertiu que "se o clima de terrorismo verbal se mantiver e se as consequências pessoais que os árbitros têm enfrentado persistirem e galoparem como até aqui", tomará medidas "adequadas e justas" para o contrariar, sem especificar quais.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.