sicnot

Perfil

Desporto

Árbitros querem decisões "céleres e firmes" contra declarações polémicas

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apelou hoje à tomada de decisões "céleres e firmes" de órgãos disciplinares e tutela, no sentido de travar "as crescentes insinuações, comentários e opiniões" que estão a afetar o setor.

© Miguel Vidal / Reuters

"Aos órgãos disciplinares, apelamos para que as suas decisões sejam céleres e firmes, que façam cumprir o que está regulamentado, sobre qualquer agente desportivo, inclusive agentes da arbitragem", indicou o organismo sindical, em comunicado.

A APAF pediu ainda "a todos os titulares de órgãos eleitos para gerir e supervisionar o futebol, o favor de o fazerem de forma firme e clara, no sentido de defenderem efetivamente a valorização do futebol", criando "regras e penalizações adequadas para quem não cumpra".

"Apelamos a quem tem sido protagonista destes episódios, seja através da opinião inflamada seja na sua divulgação extremada e repetida, que considerem a importância do seu papel no futebol e os impactos nocivos que essas têm na opinião pública em geral e nas atuações, trabalho e quotidiano dos árbitros de futebol, em particular", assinalou.

A APAF lamentou que pessoas com responsabilidade elevada no futebol português façam de forma reiterada declarações no espaço público que geram "um clima de permanente desconfiança, suspeição e intolerância".

A APAF advertiu que "se o clima de terrorismo verbal se mantiver e se as consequências pessoais que os árbitros têm enfrentado persistirem e galoparem como até aqui", tomará medidas "adequadas e justas" para o contrariar, sem especificar quais.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.