sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa na melhor posição de sempre do ranking mundial

O tenista português João Sousa deu hoje um 'salto' de 12 lugares para a 34.ª posição do 'ranking' mundial, a sua melhor classificação de sempre, um dia depois de ter ganhado o torneio de Valência, Espanha.

© Thomas Peter / Reuters

João Sousa tinha como melhor classificação o 35.º posto, alcançado em julho de 2014, e que já era a melhor de sempre de um português, mas o triunfo em Valência, o segundo que conquistou no circuito, depois de Kuala Lumpur, em 2013, permitiu-lhe agora fixar-se a quatro 'degraus' dos 30 melhores do mundo.

No topo da classificação, que continua a ser liderada confortavelmente pelo sérvio Nova Djokovic, o suíço Roger Federer regressou ao segundo lugar, graças à vitória no torneio de Basileia, na Suíça.

Três anos e meio depois, o helvético voltou a vencer no circuito o espanhol Rafael Nadal, cuja campanha em Basileia lhe permitiu 'atualizar' igualmente em uma posição a classificação no 'ranking', figurando esta semana no sexto lugar.

No circuito feminino, a 'promoção' mais importante pertenceu a Agnieszka Radwanska, que no domingo se tornou na primeira polaca a conquistar o 'Masters' feminino, em Singapura.

A vitória sobre a checa Petra Kvitova colocou Radwanska no quinto posto da hierarquia, um lugar acima da sua adversária da final de domingo, que desceu um posto da classificação liderada pela norte-americana Venus Williams, a grande ausente do 'Masters.

Michelle Brito, ainda fora dos 'courts' devido a lesão, é a portuguesa mais bem classificada, apesar de ter descido duas posições e ser atualmente 216.ª do mundo.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.