sicnot

Perfil

Desporto

Marc Marquez quer esquecer incidentes e concentrar-se no Mundial de MotoGP

O piloto espanhol Marc Marquez (Honda) manifestou esta terça-feira o desejo de que os incidentes ocorridos no Grande Prémio da Malásia "fiquem para trás" para que todos "possam concentrar-se na corrida" de Valência, a último do Mundial de MotoGP.

O GP da Malásia, disputado a 25 de outubro, ficou marcado por um incidente entre Marc Marquez (na imagem), campeão em título, e o italiano Valentino Rossi (Yahama).

O GP da Malásia, disputado a 25 de outubro, ficou marcado por um incidente entre Marc Marquez (na imagem), campeão em título, e o italiano Valentino Rossi (Yahama).

© Brandon Malone / Reuters

"Foi uma semana difícil por tudo o que sucedeu na Malásia, mas tenho feito todo o possível para deixá-los para trás e concentrar-me nos treinos e na preparação da última corrida da temporada", afirmou o piloto, numa nota de imprensa divulgada pela sua equipa.

O GP da Malásia, disputado a 25 de outubro, ficou marcado por um incidente entre Marc Marquez, campeão em título, e o italiano Valentino Rossi (Yahama).

Rossi foi penalizado por ter tocado com o pé na moto do espanhol, quando lutavam pelo terceiro lugar no Grande Prémio da Malásia, e vai partir do último lugar da grelha para o GP da Comunidade Valenciana.

Valentino Rossi e Marc Marquez já tinham tido uma acesa troca de palavras na conferência de imprensa da véspera da corrida, com o italiano a dizer após a prova que o espanhol estava a correr para lhe "criar problemas".

O incidente entre os dois pilotos tem motivado várias reações sobretudo nas redes sociais, nas quais o piloto espanhol tem sido acusado de ter provocado o italiano.

Entretanto, o piloto italiano recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da punição imposta pela Federação Internacional de Motociclismo, que o obrigará a arrancar do fim da grelha de partida na última corrida de MotoGP.

O clima de tensão que o incidente entre Valentino Rossi e Marc Marquez gerou nos bastidores levou a federação internacional (FIM) e a Dorna, empresa organizadora do campeonato, a cancelar a conferência de imprensa prévia ao Grande Prémio de Valência.

Com um grande prémio por disputar, Valentino Rossi lidera a classificação do Mundial, com sete pontos de avanço sobre o espanhol Jorge Lorenzo, segundo.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Pensões vão subir em janeiro

    Economia

    As pensões vão subir entre 1 e 1,8% em janeiro próximo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira o valor da inflação, que vai definir a atualização das reformas em 2018.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.