sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai receber prémio Personalidade do Ano na Gala do Desporto

Telma Monteiro, que foi preterida na nomeação para atleta feminina, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Judo para receber a distinção de Personalidade do Ano na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

Michel Spingler / AP

Depois da polémica que se seguiu à indicação de Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), para atleta feminina do ano, a federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano.

Além da judoca do Benfica, destacam-se na lista de nomes que vão ser receber o prémio Personalidade do Ano na 20.ª Gala da Confederação do Desporto, por indicação das respetivas federações, outros nomes grandes do desporto nacional que este ano não concorrem às categorias de atleta do ano: o mesatenista Marcos Freitas, o tenista João Sousa e a triatleta Vanessa Fernandes.

Para o mesmo prémio, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting indigitou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e a Federação Portuguesa de Motonáutica o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A Federação Portuguesa de Futebol indicou, por sua vez, o presidente de longa data do Futebol Benfica, Domingos Estanislau, e a Federação Portuguesa de Tiro o campeão da Europa, João Costa.

Todos os anos, cada federação desportiva indica um nome para ser distinguido com o troféu Personalidade do Ano. As razões são várias e, por isso, os premiados têm tido perfis distintos: de nomes grandes, como Eusébio e Cristiano Ronaldo, até personalidades quase desconhecidas do grande público, mas fundamentais para a atividade de um desporto ou federação.

No decurso da 20.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, que terá lugar a 11 de novembro, no Casino Estoril, serão premiadas 35 individualidades como Personalidade do Ano.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.