sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai receber prémio Personalidade do Ano na Gala do Desporto

Telma Monteiro, que foi preterida na nomeação para atleta feminina, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Judo para receber a distinção de Personalidade do Ano na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

Michel Spingler / AP

Depois da polémica que se seguiu à indicação de Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), para atleta feminina do ano, a federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano.

Além da judoca do Benfica, destacam-se na lista de nomes que vão ser receber o prémio Personalidade do Ano na 20.ª Gala da Confederação do Desporto, por indicação das respetivas federações, outros nomes grandes do desporto nacional que este ano não concorrem às categorias de atleta do ano: o mesatenista Marcos Freitas, o tenista João Sousa e a triatleta Vanessa Fernandes.

Para o mesmo prémio, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting indigitou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e a Federação Portuguesa de Motonáutica o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A Federação Portuguesa de Futebol indicou, por sua vez, o presidente de longa data do Futebol Benfica, Domingos Estanislau, e a Federação Portuguesa de Tiro o campeão da Europa, João Costa.

Todos os anos, cada federação desportiva indica um nome para ser distinguido com o troféu Personalidade do Ano. As razões são várias e, por isso, os premiados têm tido perfis distintos: de nomes grandes, como Eusébio e Cristiano Ronaldo, até personalidades quase desconhecidas do grande público, mas fundamentais para a atividade de um desporto ou federação.

No decurso da 20.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, que terá lugar a 11 de novembro, no Casino Estoril, serão premiadas 35 individualidades como Personalidade do Ano.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09