sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai receber prémio Personalidade do Ano na Gala do Desporto

Telma Monteiro, que foi preterida na nomeação para atleta feminina, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Judo para receber a distinção de Personalidade do Ano na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

Michel Spingler / AP

Depois da polémica que se seguiu à indicação de Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), para atleta feminina do ano, a federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano.

Além da judoca do Benfica, destacam-se na lista de nomes que vão ser receber o prémio Personalidade do Ano na 20.ª Gala da Confederação do Desporto, por indicação das respetivas federações, outros nomes grandes do desporto nacional que este ano não concorrem às categorias de atleta do ano: o mesatenista Marcos Freitas, o tenista João Sousa e a triatleta Vanessa Fernandes.

Para o mesmo prémio, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting indigitou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e a Federação Portuguesa de Motonáutica o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A Federação Portuguesa de Futebol indicou, por sua vez, o presidente de longa data do Futebol Benfica, Domingos Estanislau, e a Federação Portuguesa de Tiro o campeão da Europa, João Costa.

Todos os anos, cada federação desportiva indica um nome para ser distinguido com o troféu Personalidade do Ano. As razões são várias e, por isso, os premiados têm tido perfis distintos: de nomes grandes, como Eusébio e Cristiano Ronaldo, até personalidades quase desconhecidas do grande público, mas fundamentais para a atividade de um desporto ou federação.

No decurso da 20.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, que terá lugar a 11 de novembro, no Casino Estoril, serão premiadas 35 individualidades como Personalidade do Ano.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC