sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai receber prémio Personalidade do Ano na Gala do Desporto

Telma Monteiro, que foi preterida na nomeação para atleta feminina, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Judo para receber a distinção de Personalidade do Ano na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

A federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano. (Arquivo)

Michel Spingler / AP

Depois da polémica que se seguiu à indicação de Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), para atleta feminina do ano, a federação de judo decidiu eleger Telma Monteiro, que este ano se sagrou campeã europeia pela quinta vez, como Personalidade do Ano.

Além da judoca do Benfica, destacam-se na lista de nomes que vão ser receber o prémio Personalidade do Ano na 20.ª Gala da Confederação do Desporto, por indicação das respetivas federações, outros nomes grandes do desporto nacional que este ano não concorrem às categorias de atleta do ano: o mesatenista Marcos Freitas, o tenista João Sousa e a triatleta Vanessa Fernandes.

Para o mesmo prémio, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting indigitou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e a Federação Portuguesa de Motonáutica o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A Federação Portuguesa de Futebol indicou, por sua vez, o presidente de longa data do Futebol Benfica, Domingos Estanislau, e a Federação Portuguesa de Tiro o campeão da Europa, João Costa.

Todos os anos, cada federação desportiva indica um nome para ser distinguido com o troféu Personalidade do Ano. As razões são várias e, por isso, os premiados têm tido perfis distintos: de nomes grandes, como Eusébio e Cristiano Ronaldo, até personalidades quase desconhecidas do grande público, mas fundamentais para a atividade de um desporto ou federação.

No decurso da 20.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, que terá lugar a 11 de novembro, no Casino Estoril, serão premiadas 35 individualidades como Personalidade do Ano.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC