sicnot

Perfil

Desporto

Real Madrid perde em Sevilha e deixa fugir o FC Barcelona

O Real Madrid perdeu hoje por 3-1 no reduto do Sevilha, depois de ter estado a ganhar, e cedeu a liderança da Liga espanhola de futebol ao campeão FC Barcelona, vencedor por 3-0 na receção ao Villarreal.

© Marcelo del Pozo / Reuters

Em vésperas de receber os catalães, a 21 de novembro, após os compromissos das seleções, os 'merengues' perderam a invencibilidade e sofreram quase tantos golos como os consentidos (quatro) nas primeiras 10 rondas, ficando a três pontos do 'onze' de Luis Enrique.

Cristiano Ronaldo ficou, uma vez mais, em 'branco', após exibição muito desinspirada, tal como o também internacional luso Pepe, que começou ao lado de Sergio Ramos, autor do golo inaugural, aos 22 minutos, numa jogada em que se lesionou, sendo substituído, aos 32, por Varane.

Apenas quatro minutos após a saída de Ramos, o italiano Ciro Immobile restabeleceu a igualdade e, na segunda parte, o argentino Éver Banega, aos 61, e o suplente Fernando Llorente, aos 74, completaram a reviravolta.

Na última jogada do encontro, o colombiano James Rodríguez - que regressou hoje aos relvados, entrando aos 63 minutos - ainda reduziu, com um remate colocado de fora da área, mas já era demasiado tarde para salvar qualquer coisa.

Ao contrário dos 'merengues', o FC Barcelona, que também tinha perdido em Sevilha (2-1), face ao agora 10.º colocado, conquistou os três pontos, passando a somar 27, contra 24 dos 'merengues', ao vencer em casa o Villarreal por 3-0, em mais uma grande tarde da dupla Neymar/Luis Suárez.

O brasileiro inaugurou o marcador aos 60 minutos e fechou as contas aos 85, com um golo do 'outro mundo', em que passou a bola por cima de Jaume Costa, deu uma volta de 360 graus sobre si mesmo e faturou sem deixar a bola cair.

Pelo meio, aos 70 minutos, o uruguaio, que fez a assistência para o 'bis' do avançado 'canarinho', marcou o segundo dos catalães, na transformação de um penálti, a castigar clara falta de Jaume Costa sobre Munir.

Na ausência de Lionel Messi, Neymar, com 10 golos e seis assistências em todas as provas, e Suárez, com 10 tentos e três passes decisivos, têm 'levado às costas' o 'Barça', que venceu oito de 10 jogos, cedendo apenas um empate e uma derrota.

Em exclusivo na Liga espanhola, Neymar, servido hoje no primeiro golo por Sergio Busquets, reforçou a liderança dos marcadores do campeonato, com 11 golos, enquanto Suárez segue pouco atrás, com nove. Ronaldo soma oito.

No terceiro posto, com 23 pontos, está, agora isolado, o Atlético de Madrid, vencedor por 1-0 na receção ao sporting de Gijon, graças a um golo do avançado francês Antoine Griezmann, aos 90+3 minutos.

Quando o 'nulo' parecia certo, Griezmann marcou de cabeça, no terceiro dos quatro minutos de descontos, assistido pelo central uruguaio Diego Godín, num embate em que o internacional luso Tiago jogou os 90 minutos.

Pela manhã, o Athletic de Bilbau ascendeu ao oitavo lugar, ao receber e bater o Espanyol por 2-1, com tentos de Iñaki Williams, aos oito minutos, e Raúl Garcia, aos 64. O paraguaio Hernán Pérez marcou para os forasteiros, aos 51.

Nos jogos de sábado, destaque para o Valência (agora sétimo, com 18 pontos), de Nuno Espírito Santo, que goleou fora o Celta de Vigo (caiu para quarto, com 21) por 5-1, com 'bis' de Dani Parejo e Paco Alcácer.

Pelo meio, no sexto lugar, segue o surpreendente Eibar, que vencer em casa o Getafe por 3-1.

Lusa

  • Cardeal George Pell acusado de abuso sexual de menores na Austrália

    Mundo

    O cardeal George Pell, que dirige a Secretaria da Economia do Vaticano, foi hoje acusado de crimes de abuso sexual de menores na Austrália e intimado a comparecer em tribunal dentro de dias, anunciou a polícia. George Pell, o principal conselheiro financeiro do Papa Francisco e o mais alto representante da Igreja católica na Austrália, é o mais alto membro do Vaticano a ser formalmente indiciado por crimes relacionados com abuso sexual de menores.

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Violência volta às favelas do Rio de Janeiro
    3:21

    Mundo

    As favelas do Rio de Janeiro voltaram aos níveis de violência dos anos 90. A cidade de Deus foi uma das favelas pacificadas que voltou a registar tiroteios diariamente, os moradores falam de situações de trauma e do medo das crianças.

  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.

  • De onde vem o dinheiro de Isabel II?

    Mundo

    A rainha Isabel II vai ser aumentada - pelo exercício das suas funções -, em 2018, para 82,2 milhões de libras (93,5 milhões de euros). Este valor é pago pelo Estado britânico. Contudo, esta não é a única fonte de rendimento da rainha de Inglaterra. Isabel II também recebe pelas terras, casas e empresas que tem espalhadas pelo Reino Unido.

  • Cão corre os EUA a entregar águas aos árbitros em jogos de basebol
    0:20