sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da Federação de Futebol da Alemanha demite-se por escândalo com Mundial2006

O presidente da Federação de Futebol da Alemanha (DFB), Wolfgang Niersbach, demitiu-se esta segunda-feira na sequência do escândalo de uma série de irregularidades relacionadas com a organização do Mundial2006.

"Estive implicado desde o primeiro dia da candidatura para o Campeonato do Mundo e até ao final do filme 'sonho de verão'. Trabalhámos ao longo de todos estes anos... de forma limpa, confiável e correta", afirmou Niersbach. (Arquivo)

"Estive implicado desde o primeiro dia da candidatura para o Campeonato do Mundo e até ao final do filme 'sonho de verão'. Trabalhámos ao longo de todos estes anos... de forma limpa, confiável e correta", afirmou Niersbach. (Arquivo)

© Wolfgang Rattay / Reuters

"Assumo a responsabilidade política", disse o dirigente, após reunião da cúpula da federação, embora refute qualquer tipo de culpa pessoal.

O escândalo surgiu na sequência de denúncia da revista Der Spiegel sobre presumíveis subornos para a Alemanha conquistar a organização do Mundial de 2006, mas decisivas foram as notícias posteriores sobre evasão fiscal.

"Estive implicado desde o primeiro dia da candidatura para o Campeonato do Mundo e até ao final do filme 'sonho de verão'. Trabalhámos ao longo de todos estes anos... de forma limpa, confiável e correta", vincou.

Wolfgang Niersbach deixou ainda a garantia de inocência: "Nas áreas da minha responsabilidade -- marketing, media, acreditações e organização do evento -- posso dizer que tenho a consciência limpa e comportamento irrepreensível".

Lusa

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38