sicnot

Perfil

Desporto

Atleta australiano reclama título olímpico face a doping na Rússia

O australiano Jared Tallent, medalha de prata nos 50 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos Londres2012, reclamou o título olímpico, depois do relatório da Agência Mundial Antidopagem (AMA) em relação a doping sistemático no atletismo russo.

O vice-campeão olímpico considera que é demolidor que o tenham deixado correr quando sabiam que tinha enganado. (Arquivo)

O vice-campeão olímpico considera que é demolidor que o tenham deixado correr quando sabiam que tinha enganado. (Arquivo)

© Lucy Nicholson / Reuters

Tallent, que foi segundo classificado em Londres, atrás do russo Sergei Kirdyapkin, duas vezes campeão mundial e que foi suspenso por doping no início do ano, numa pena de três anos e dois meses com efeito retroativo a outubro de 2012.

"As acusações são absolutamente impactantes para perceber que o homem que me ganhou em Londres, Sergei Kirdyapkin, provavelmente deveria ter sido sancionado antes, mas a IAAF manteve a pena para depois dos Jogos", referiu o australiano.

O vice-campeão olímpico considera que é demolidor que o tenham deixado correr quando sabiam que tinha enganado.

"Incomoda-te muito saber que a tua Federação Internacional, o organismo desportivo que devia proteger os atletas limpos, estava a tratar dos aldrabões dopados", acusou o atleta australiano.

Tallent pede agora respostas da IAAF e do seu presidente, Sebastian Coe, que deu à Rússia uma semana para que responda às acusações da AMA.

Também hoje, o responsável da Federação Australiana de Atletismo, Phil Jones, considerou esperar que os resultados de Tallent tenham "o reconhecimento adequado" face ao relatório apresentado na segunda-feira.

O relatório da Comissão Independente (CI) da AMA, tornado público na segunda-feira, recomenda a suspensão da Federação russa de atletismo, por práticas de doping, assim como a retirada da acreditação ao laboratório de Moscovo, cujo diretor foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.

A AMA quer agora que a Rússia seja impedida de estar nas provas de atletismo dos Jogos do Rio2016, considerando que os resultados de Londres2012 foram "sabotados" pela presença de atletas dopados.

O presidente da IAAF, o britânico Sebastian Coe, vai propor ao conselho diretivo que considere a recomendação da AMA para sancionar a federação russa, numa penalização que poderá levar à suspensão total e retirada dos atletas russos de futuras competições da IAAF.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17