sicnot

Perfil

Desporto

COI suspende Lamine Diack de membro honorário

O Comité Olímpico Internacional anunciou esta terça-feira que suspende Lamine Diack, membro honorário da instituição e antigo presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que é acusado na justiça francesa de corrupção passiva e branqueamento agravado.

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. (Arquivo)

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. (Arquivo)

© Jason Lee / Reuters

"O comité executivo do COI decidiu hoje à tarde seguir a proposta do comité de ética e suspender provisoriamente Lamine Diack", refere o comunicado tornado público.

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. Viria a ser investigado por corrupção passiva e branqueamento agravado, já que alegadamente recebeu dinheiro para encobrir os casos de doping do atletismo russo.

O conselheiro jurídico de Diack, o advogado Habib Cissé, de 44 anos, também foi constituído arguido, mas apenas por corrupção passiva, tal como o médico francês Gabriel Dollé, principal responsável pela luta antidoping na IAAF até junho do ano passado.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.