sicnot

Perfil

Desporto

COI suspende Lamine Diack de membro honorário

O Comité Olímpico Internacional anunciou esta terça-feira que suspende Lamine Diack, membro honorário da instituição e antigo presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que é acusado na justiça francesa de corrupção passiva e branqueamento agravado.

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. (Arquivo)

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. (Arquivo)

© Jason Lee / Reuters

"O comité executivo do COI decidiu hoje à tarde seguir a proposta do comité de ética e suspender provisoriamente Lamine Diack", refere o comunicado tornado público.

O dirigente senegalês, de 82 anos, esteve nos comandos da IAAF durante 15 anos, saindo em agosto passado. Viria a ser investigado por corrupção passiva e branqueamento agravado, já que alegadamente recebeu dinheiro para encobrir os casos de doping do atletismo russo.

O conselheiro jurídico de Diack, o advogado Habib Cissé, de 44 anos, também foi constituído arguido, mas apenas por corrupção passiva, tal como o médico francês Gabriel Dollé, principal responsável pela luta antidoping na IAAF até junho do ano passado.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.