sicnot

Perfil

Desporto

Iker Casillas distinguido com a Grande Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo

Iker Casillas, 'capitão' de seleção espanhola de futebol e guarda-redes do FC Porto, foi hoje distinguido, pelo presidente do governo espanhol a Grande Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo, prémio que dedicou à mulher e ao filho.

© Andrea Comas / Reuters

Casillas recebeu das mãos de Mariano Rajoy a maior condecoração individual atribuída pelo Estado espanhol.

"Dedico esta distinção a todas as pessoas que confiaram em mim ao longo de toda a minha carreira e, em especial, à minha mulher, Sara, e ao meu filho, Martin", afirmou Casillas, o jogador espanhol mais internacional de sempre.

Além de Casillas, o governo espanhol distinguiu o futebolista Xavi Hernandez, que deverá receber o galardão no Catar, onde representa o Al Sadd.

Casillas e Xavi foram distinguidos em 2012 com o prémio Príncipe das Astúrias para o desporto.

Mariano Rajoy afirmou que todos sabem "porque o governo espanhol concedeu a distinção a Casillas", que classificou como "um dos futebolistas mais laureado e querido da história do desporto espanhol".

O presidente do governo espanhol destacou o longo percurso no Real Madrid, o único clube que Casillas representou além do FC Porto, e na seleção espanhol, ao serviço da qua conquistou dois campeonatos da Europa e um Mundial.

Rajoy destacou ainda o facto de Casillas, que chegou ao FC Porto em julho passado, ser "uma pessoa bastante empenhada e dedicada a causas sociais".

Iker Casillas, de 34 anos, chegou ao Real Madrid com nove anos e, ao serviço do clube, conquistou três Ligas dos Campeões, um Mundial de clubes, duas Taças Intercontinentais, duas Supertaças Europeias, cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha.

Lusa

  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.