sicnot

Perfil

Desporto

Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da formação na Europa

O Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 campeonatos europeus, num total de 53, tantos como os croatas do Dínamo Zagreb, segundo o relatório mensal do Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto (CIES).

© Hugo Correia / Reuters

Nesta hierarquia, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados nove jogadores no plantel dos 'leões' e 44 noutros clubes, o Sporting é apenas superado pelos sérvios do Partizan Belgrado (78), pelos holandeses do Ajax (75) e pelos espanhóis do FC Barcelona (62).

Também no 'top-20', o FC Porto, com 46 futebolistas, dois dos quais no seu plantel, ocupa o nono lugar, em igualdade com os holandeses do Feyenoord.

O Sporting surge também entre os dez primeiros emblemas numa hierarquização de jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália -- considerados os cinco principais -, entre os sétimos classificados, num total de 12, tal como Metz e do Sochaux, que militam no segundo escalão gaulês.

Neste 'ranking', os 'verde e brancos', que ocupavam o quarto lugar em 2014, mantêm-se atrás de River Plate (Argentina), Ajax (Holanda) e Boca Juniors (Argentina), mas foram ultrapassados pelos secundários TSV Munique (Alemanha), Lens e Auxerre (França).

Na análise por campeonatos, os clubes da Liga portuguesa contam com 11,1% de jogadores provenientes da formação, que jogaram 9,1% dos minutos disputados até 01 de outubro, em ambos os casos abaixo da média europeia, com 19,7% e uma presença em campo de 16,3%.

De acordo com a mesma investigação, Arouca, Tondela e Boavista não têm qualquer jogador das respetivas formações nos plantéis principais.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.