sicnot

Perfil

Desporto

Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da formação na Europa

O Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 campeonatos europeus, num total de 53, tantos como os croatas do Dínamo Zagreb, segundo o relatório mensal do Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto (CIES).

© Hugo Correia / Reuters

Nesta hierarquia, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados nove jogadores no plantel dos 'leões' e 44 noutros clubes, o Sporting é apenas superado pelos sérvios do Partizan Belgrado (78), pelos holandeses do Ajax (75) e pelos espanhóis do FC Barcelona (62).

Também no 'top-20', o FC Porto, com 46 futebolistas, dois dos quais no seu plantel, ocupa o nono lugar, em igualdade com os holandeses do Feyenoord.

O Sporting surge também entre os dez primeiros emblemas numa hierarquização de jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália -- considerados os cinco principais -, entre os sétimos classificados, num total de 12, tal como Metz e do Sochaux, que militam no segundo escalão gaulês.

Neste 'ranking', os 'verde e brancos', que ocupavam o quarto lugar em 2014, mantêm-se atrás de River Plate (Argentina), Ajax (Holanda) e Boca Juniors (Argentina), mas foram ultrapassados pelos secundários TSV Munique (Alemanha), Lens e Auxerre (França).

Na análise por campeonatos, os clubes da Liga portuguesa contam com 11,1% de jogadores provenientes da formação, que jogaram 9,1% dos minutos disputados até 01 de outubro, em ambos os casos abaixo da média europeia, com 19,7% e uma presença em campo de 16,3%.

De acordo com a mesma investigação, Arouca, Tondela e Boavista não têm qualquer jogador das respetivas formações nos plantéis principais.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.