sicnot

Perfil

Desporto

Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da formação na Europa

O Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 campeonatos europeus, num total de 53, tantos como os croatas do Dínamo Zagreb, segundo o relatório mensal do Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto (CIES).

© Hugo Correia / Reuters

Nesta hierarquia, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados nove jogadores no plantel dos 'leões' e 44 noutros clubes, o Sporting é apenas superado pelos sérvios do Partizan Belgrado (78), pelos holandeses do Ajax (75) e pelos espanhóis do FC Barcelona (62).

Também no 'top-20', o FC Porto, com 46 futebolistas, dois dos quais no seu plantel, ocupa o nono lugar, em igualdade com os holandeses do Feyenoord.

O Sporting surge também entre os dez primeiros emblemas numa hierarquização de jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália -- considerados os cinco principais -, entre os sétimos classificados, num total de 12, tal como Metz e do Sochaux, que militam no segundo escalão gaulês.

Neste 'ranking', os 'verde e brancos', que ocupavam o quarto lugar em 2014, mantêm-se atrás de River Plate (Argentina), Ajax (Holanda) e Boca Juniors (Argentina), mas foram ultrapassados pelos secundários TSV Munique (Alemanha), Lens e Auxerre (França).

Na análise por campeonatos, os clubes da Liga portuguesa contam com 11,1% de jogadores provenientes da formação, que jogaram 9,1% dos minutos disputados até 01 de outubro, em ambos os casos abaixo da média europeia, com 19,7% e uma presença em campo de 16,3%.

De acordo com a mesma investigação, Arouca, Tondela e Boavista não têm qualquer jogador das respetivas formações nos plantéis principais.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.