sicnot

Perfil

Desporto

Wolsburgo vence Chelsea nos oitavos da Liga dos Campeões feminina

O Wolfsburgo, vencedor por duas vezes da Liga dos Campeões de futebol feminina, confirmou o favoritismo e foi esta quarta-feira a Londres vencer o Chelsea por 2-1, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da competição.

Nem o fator casa valeu ao atual bicampeão inglês para travar um Wolfsburgo que se revelou superior no relvado, quer em tempo de posse de bola, número de pontapés de cantos e de livres, sem embargo da boa réplica que ofereceu. (Arquivo)

Nem o fator casa valeu ao atual bicampeão inglês para travar um Wolfsburgo que se revelou superior no relvado, quer em tempo de posse de bola, número de pontapés de cantos e de livres, sem embargo da boa réplica que ofereceu. (Arquivo)

© TT News Agency / Reuters

Nem o fator casa valeu ao atual bicampeão inglês para travar um Wolfsburgo que se revelou superior no relvado, quer em tempo de posse de bola, número de pontapés de cantos e de livres, sem embargo da boa réplica que ofereceu.

A diferença de envergadura atlética foi evidente, favorável às alemãs, mais altas e mais fortes, e teve a sua influência na supremacia que impuseram, a qual assentou também num coletivo mais coeso e consistente.

O Wolfsburgo adiantou-se no marcador logo aos três minutos, através de um lance infeliz da francesa Claire Rafferty, mas não conseguiu ampliar a vantagem até ao intervalo, apesar de ter tido quase sempre a iniciativa de jogo e ter forçado o adversário a defender quase sempre dentro do seu meio-campo.

Neste período, o Chelsea conseguiu manter a coesão defensiva e evitar que o resultado se ampliasse, e na segunda parte foi uma equipa mais afoita, que foi ganhando confiança e que, fruto disso, chegou ao empate aos 54 minutos, através de outro autogolo, desta vez da jogador alemã Babett Peter.

No entanto, o maior poderio germânico acabou por se traduzir com o segundo golo, aos 78 minutos, pela norueguesa Graham Hansen, que saltou do banco aos 65 para substituir Alexandra Popp.

Pela formação londrina alinhou a internacional portuguesa Ana Borges, que jogou na posição de lateral-direito e esteve em bom plano, evitando na segunda parte um golo certo do Wolfsburgo.

Nos outros jogos da primeira mão dos oitavos de final, o campeão em título, o Frankfurt, foi vencer à Noruega o LSK Kvinner, por 2-0, enquanto o Barcelona se impôs pela diferença mínima (1-0) em casa das holandesas do Twente.

Um grande jogo opôs na capital espanhola o Atlético de Madrid ao Lyon, equipa que já venceu por duas vezes a competição e que tem estatuto de cabeça de série, num embate que terminou com a vitória das francesas por 3-1.

Nos restantes dois jogos, as suecas do Orebro empataram com as francesas do Paris Saint-Germain a um golo, enquanto as italianas do Brescia surpreenderam em casa a formação dinamarquesa do Fortuna, ao vencer por 1-0.

A primeira mão completa-se na quinta-feira, com a receção das checas do Slavia de Praga e das italianas do Verona às russas do Zvezda 2005 e às suecas do Rosengard, respetivamente.

Os jogos da segunda mão disputam-se nos dias 18 e 19 de novembro.

Lusa

  • Ouriense é a primeira equipa feminina portuguesa na Liga dos Campeões
    9:27

    Desporto

    O feito do Ouriense é inédito no futebol feminino português. A equipa conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões. O encontro da primeira mão dos dezasseis avos da final foi na passada quarta feira. O Ouriense perdeu por três bolas a zero, mas ainda volta a enfrentar o Fortuna, na Dinamarca. É certo que a equipa portuguesa terá de ganhar por quatro bolas a zero para passar à próxima eliminatória mas também é garantido que, apesar das diferenças entre as duas equipas, ao Ouriense não falta força de vontade.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".