sicnot

Perfil

Desporto

República Checa revalida título da Fed Cup em ténis

A República Checa revalidou este domingo o título da Fed Cup em ténis, depois de a dupla composta por Karolina Pliskova e Barbora Strycova se ter imposto às russas Anastasia Pavlyuchenkova e Elena Vesnina, no encontro de pares.

A República Checa, que herdou o legado desportivo da Checoslováquia, somou o seu nono título na competição, o terceiro nos últimos quatro anos.

A República Checa, que herdou o legado desportivo da Checoslováquia, somou o seu nono título na competição, o terceiro nos últimos quatro anos.

© David W Cerny / Reuters

Em Praga, no encontro decisivo, com a final empatada a dois, as checas impuseram-se pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-2.

"É a minha primeira experiência na Fed Cup, por isso estou muito feliz com o que conseguimos fazer", afirmou Karolina Pliskova, que venceu o último encontro de singulares e levou a decisão para o encontro de pares.

Com a eliminatória a favor das russas (2-1), após a vitória de Maria Sharapova sobre Petra Kvitova, a checa Karolina Pliskova evitou o triunfo das russas, ao bater Anastasia Pavlyuchenkova, por 6-3 e 6-4, no último encontro de singulares.

"É definitivamente uma das maiores vitórias da minha carreira", garantiu Karolina Pliskova, 11.ª da hierarquia mundial, que ao lado de Barbora Strycova "selou" o nono triunfo da República Checa na competição.

Do lado russo, a capitã Anastasia Myskina, mostrou-se desapontada por a Rússia ter falhado a conquista do troféu que venceu em 2004, 2005, 2007 e 2008, mas enalteceu a prestação das suas compatriotas.

"Tentámos, fizemos o nosso melhor. Estou orgulhosa das minhas jogadoras, acho que elas estiveram bem", disse.

A República Checa, que herdou o legado desportivo da Checoslováquia, somou o seu nono título na competição, o terceiro nos últimos quatro anos.

Os Estados Unidos, com 17 triunfos, são o país com mais vitórias no historial da principal competição feminina de seleções, que se disputou pela primeira vez em 1963.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35