sicnot

Perfil

Desporto

Lenda dos All Blacks morre aos 40 anos

O desporto mundial está de luto: Jonah Lomu, uma das principais figuras da seleção neozelandeza de râguebi, morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

ROSS SETFORD / AP

O antigo médico dos All Blacks (alcunha pela qual é conhecida a equipa campeã mundial de râguebi) John Mayhem revelou que Lomu, que recebeu um transplante de rim em 2004, morreu de forma inesperada, em Auckland.

Entre 1994 e 2002, Lomu realizou 63 partidas pela equipa neozelandeza, fazendo 37 tries.

Aos 19 anos, tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pelos All Blacks. Chegou ao estrelato no Mundial de 1995, quando apontou, nas meias-finais, frente à seleção inglesa, um dos mais icónicos tries da história da modalidade. Os neozelandezes acabariam por ser derrotados na final, frente à congénere sul-africana.

O ex-jogador começou a lidar com problemas nos rins em 1995, ano em que lhe foi diagnosticado síndrome nefrítico. Desde então, Lomu foi submetido a vários tratamentos médicos e estava, atualmente, de férias com a família no Dubai, de onde enviou o seu último tweet na segunda-feira. Morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15