sicnot

Perfil

Desporto

Lenda dos All Blacks morre aos 40 anos

O desporto mundial está de luto: Jonah Lomu, uma das principais figuras da seleção neozelandeza de râguebi, morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

ROSS SETFORD / AP

O antigo médico dos All Blacks (alcunha pela qual é conhecida a equipa campeã mundial de râguebi) John Mayhem revelou que Lomu, que recebeu um transplante de rim em 2004, morreu de forma inesperada, em Auckland.

Entre 1994 e 2002, Lomu realizou 63 partidas pela equipa neozelandeza, fazendo 37 tries.

Aos 19 anos, tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pelos All Blacks. Chegou ao estrelato no Mundial de 1995, quando apontou, nas meias-finais, frente à seleção inglesa, um dos mais icónicos tries da história da modalidade. Os neozelandezes acabariam por ser derrotados na final, frente à congénere sul-africana.

O ex-jogador começou a lidar com problemas nos rins em 1995, ano em que lhe foi diagnosticado síndrome nefrítico. Desde então, Lomu foi submetido a vários tratamentos médicos e estava, atualmente, de férias com a família no Dubai, de onde enviou o seu último tweet na segunda-feira. Morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.