sicnot

Perfil

Desporto

Lenda dos All Blacks morre aos 40 anos

O desporto mundial está de luto: Jonah Lomu, uma das principais figuras da seleção neozelandeza de râguebi, morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

ROSS SETFORD / AP

O antigo médico dos All Blacks (alcunha pela qual é conhecida a equipa campeã mundial de râguebi) John Mayhem revelou que Lomu, que recebeu um transplante de rim em 2004, morreu de forma inesperada, em Auckland.

Entre 1994 e 2002, Lomu realizou 63 partidas pela equipa neozelandeza, fazendo 37 tries.

Aos 19 anos, tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pelos All Blacks. Chegou ao estrelato no Mundial de 1995, quando apontou, nas meias-finais, frente à seleção inglesa, um dos mais icónicos tries da história da modalidade. Os neozelandezes acabariam por ser derrotados na final, frente à congénere sul-africana.

O ex-jogador começou a lidar com problemas nos rins em 1995, ano em que lhe foi diagnosticado síndrome nefrítico. Desde então, Lomu foi submetido a vários tratamentos médicos e estava, atualmente, de férias com a família no Dubai, de onde enviou o seu último tweet na segunda-feira. Morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.