sicnot

Perfil

Desporto

Lenda dos All Blacks morre aos 40 anos

O desporto mundial está de luto: Jonah Lomu, uma das principais figuras da seleção neozelandeza de râguebi, morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

ROSS SETFORD / AP

O antigo médico dos All Blacks (alcunha pela qual é conhecida a equipa campeã mundial de râguebi) John Mayhem revelou que Lomu, que recebeu um transplante de rim em 2004, morreu de forma inesperada, em Auckland.

Entre 1994 e 2002, Lomu realizou 63 partidas pela equipa neozelandeza, fazendo 37 tries.

Aos 19 anos, tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pelos All Blacks. Chegou ao estrelato no Mundial de 1995, quando apontou, nas meias-finais, frente à seleção inglesa, um dos mais icónicos tries da história da modalidade. Os neozelandezes acabariam por ser derrotados na final, frente à congénere sul-africana.

O ex-jogador começou a lidar com problemas nos rins em 1995, ano em que lhe foi diagnosticado síndrome nefrítico. Desde então, Lomu foi submetido a vários tratamentos médicos e estava, atualmente, de férias com a família no Dubai, de onde enviou o seu último tweet na segunda-feira. Morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online