sicnot

Perfil

Desporto

Lenda dos All Blacks morre aos 40 anos

O desporto mundial está de luto: Jonah Lomu, uma das principais figuras da seleção neozelandeza de râguebi, morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

Lomu foi uma das principais estrelas na conquista do título mundial de 1995 pelos All Blacks, pelos quais fez 63 partidas. (Arquivo)

ROSS SETFORD / AP

O antigo médico dos All Blacks (alcunha pela qual é conhecida a equipa campeã mundial de râguebi) John Mayhem revelou que Lomu, que recebeu um transplante de rim em 2004, morreu de forma inesperada, em Auckland.

Entre 1994 e 2002, Lomu realizou 63 partidas pela equipa neozelandeza, fazendo 37 tries.

Aos 19 anos, tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pelos All Blacks. Chegou ao estrelato no Mundial de 1995, quando apontou, nas meias-finais, frente à seleção inglesa, um dos mais icónicos tries da história da modalidade. Os neozelandezes acabariam por ser derrotados na final, frente à congénere sul-africana.

O ex-jogador começou a lidar com problemas nos rins em 1995, ano em que lhe foi diagnosticado síndrome nefrítico. Desde então, Lomu foi submetido a vários tratamentos médicos e estava, atualmente, de férias com a família no Dubai, de onde enviou o seu último tweet na segunda-feira. Morreu esta quarta-feira, aos 40 anos.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.