sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da federação chilena demite-se no âmbito do escândalo de corrupção da FIFA

O presidente da Federação Chilena de Futebol (FFC), Sergio Jadue, apresentou esta quarta-feira a sua demissão, anunciou publicamente este organismo, que considerou insatisfatórias as explicações sobre a sua alegada implicação no escândalo mundial de corrupção em torno da FIFA.

"A direção da FFC decidiu unanimemente aceitar a demissão do senhor Jadue (na imagem)", anunciou o presidente interino Jaime Baeza. (Arquivo)

"A direção da FFC decidiu unanimemente aceitar a demissão do senhor Jadue (na imagem)", anunciou o presidente interino Jaime Baeza. (Arquivo)

Jorge Saenz / AP

"A direção da FFC decidiu unanimemente aceitar a demissão do senhor Jadue", anunciou o presidente interino Jaime Baeza, em conferência de imprensa, e revelou que irão ser marcadas eleições brevemente para se encontrar um sucessor para Sergio Jadue.

A maioria dos órgãos de comunicação chilenos divulgou hoje que Jadue, que viajou para os Estados Unidos juntamente com a família para passar, segundo ele, umas férias durante seis meses, irá participar num programa de proteção a testemunhas da justiça norte-americana no âmbito de um ampla investigação sobre corrupção na FIFA.

Jaime Baeza revelou, ainda, que na semana passada a FFC solicitou a Jadue uma reunião extraordinária e urgente para que ele pudesse esclarecer dúvidas em torno de factos que foram objeto de investigação por parte da Justiça norte-americana.

"Essa reunião aconteceu na quinta-feira passada e o senhor Jadue não forneceu nem dissipou as inquietações que levantámos, razão pela qual lhe pedimos que se afastasse para bem da indústria do futebol chileno", revelou Baeza.

O escândalo de corrupção que envolve a FIFA nos últimos meses teve um impacto mundial e afetou a maioria dos dirigentes da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e as respetivas dez federações.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.