sicnot

Perfil

Desporto

Detetadas mais de 120 transações suspeitas relacionadas com escolhas da FIFA

A comissão responsável pela investigação à atribuição dos Mundiais de futebol da Rússia, em 2018, e do Qatar, em 2022, anunciou hoje ter detetado mais de 120 transações financeiras suspeitas relacionadas com as escolhas da FIFA.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Arnd Wiegmann / Reuters

Um porta-voz do Gabinete do Procurador-Geral da Suíça (OAG), citado pela agência France Presse, refere que a comissão recebeu dos serviços financeiros de investigação mais de 120 relatórios de transações suspeitas relacionadas com a adjudicação dos Mundiais.

"Estes relatórios estão relacionados com os processos penais em curso em torno da atribuição da organização dos campeonatos do Mundo de futebol de 2018 e 2022", refere o porta-voz.

O comité executivo da FIFA votou em dezembro de 2010 a atribuição dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022, numa decisão polémica que gerou logo suspeitas de corrupção negadas prontamente pela Rússia e pelo Qatar.

Mohamed Bin Hammam, ex-vice-presidente da FIFA e presidente da Confederação Asiática de Futebol, tem sido uma figura central em muitas das alegações deste processo.

Bin Hammam, que a comissão deseja que colabore na investigação e que é tido como figura central na atribuição do Mundial do Qatar, em 2022, foi banido pela FIFA em 2012 após o seu nome ter surgido envolvido em processos de suborno.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57