sicnot

Perfil

Desporto

Marta Domínguez recorre de castigo do TAS

Marta Domínguez vai recorrer da pena de três anos que lhe foi hoje imposta pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), revelou o advogado da antiga atleta espanhola, José Rodríguez.

Reuters

Reuters

© Andrea Comas / Reuters

O castigo, que tem por base a violação das regras antidopagem por "anomalias no seu passaporte biológico", poderá mesmo ser recorrido para o Tribunal Federal Suíço ou para o Tribunal dos Direitos do Homem, adiantou o advogado, que questiona a "validade científica" do sistema adotado pelo TAS.

Rodríguez acrescenta que "precisa de tempo" para analisar as 99 páginas do processo do TAS e chama a atenção para o facto de várias situações, como o hipotiroidismo, poderem afetar o passaporte biológico e ainda considerou a decisão como "desrespeitosa" para o decidido na justiça espanhola.

Além do castigo de três anos, o TAS decidiu também anular todos os resultados obtidos por Marta Domínguez entre 05 de agosto de 2009 e 08 de julho de 2013, o que lhe anula um título de campeã do mundo.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e a Agência Mundial Antidopagem (AMA) tinham apelado para o TAS há 14 meses, depois de a Federação Espanhola de Atletismo ter decidido não sancionar uma das atletas de referência do desporto espanhol, por irregularidades no seu passaporte biológico coincidentes com o período em que esta conquistou o título mundial nos 3.000 metros obstáculos (2009).

A IAAF considerou que os valores sanguíneos presentes no passaporte de Domínguez, entre 05 de agosto de 2009 e 04 de janeiro de 2013, apontavam para dopagem sanguínea continuada e pediu quatro anos de suspensão para a senadora do Partido Popular por Palência, cidade onde nasceu há 40 anos.

No entanto, o Comité de Competição e Jurisdição da Federação Espanhola ilibou-a em dezembro de 2013.

Com a decisão do TAS, Domínguez, que hoje tinha sido retirada das listas do PP ao congresso de Madrid e cujo nome esteve implicado nas Operações Puerto e Galgo, dois escândalos de dopagem no desporto espanhol, perde o título mundial conquistado há seis anos.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.