sicnot

Perfil

Desporto

Ashton Eaton e Genzebe Dibaba são os atletas do ano

O norte-americano Ashton Eaton, recordista mundial do decatlo, e a etíope Genzebe Dibaba, 'rainha' dos 1500 metros, foram hoje eleitos atletas do ano pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

© Damir Sagolj / Reuters

Eaton, campeão olímpico em Londres2012, bateu o recorde que já detinha para revalidar o título mundial no decatlo nos Mundiais de Pequim, em agosto, ao somar 9.045 pontos.

No setor feminino, Genzebe Dibaba, de 24 anos, mereceu a distinção graças à nova marca mundial que fixou a 17 de julho, no Mónaco, quando correu os 1.500 metros em 03.50,07 minutos.

A irmã de Tirunesh Dibaba, tripla campeã olímpica e atleta do ano em 2008, eclipsou um dos recordes mais duradouros do atletismo, que pertencia à chinesa Qu Yunxia desde 1993.

Campeã mundial da distância em Pequim, Genzebe Dibaba detém também três recordes do mundo em pista coberta.

A escolha dos atletas do ano é, habitualmente, anunciada na gala anual da IAAF, que este ano foi suspensa devido ao clima pesado causado pela revelação por parte da Agência Mundial Antidopagem da existência de dopagem sistemática e generalizada no desporto russo, com especial incidência no atletismo.

Lusa

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.