sicnot

Perfil

Desporto

Ashton Eaton e Genzebe Dibaba são os atletas do ano

O norte-americano Ashton Eaton, recordista mundial do decatlo, e a etíope Genzebe Dibaba, 'rainha' dos 1500 metros, foram hoje eleitos atletas do ano pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

© Damir Sagolj / Reuters

Eaton, campeão olímpico em Londres2012, bateu o recorde que já detinha para revalidar o título mundial no decatlo nos Mundiais de Pequim, em agosto, ao somar 9.045 pontos.

No setor feminino, Genzebe Dibaba, de 24 anos, mereceu a distinção graças à nova marca mundial que fixou a 17 de julho, no Mónaco, quando correu os 1.500 metros em 03.50,07 minutos.

A irmã de Tirunesh Dibaba, tripla campeã olímpica e atleta do ano em 2008, eclipsou um dos recordes mais duradouros do atletismo, que pertencia à chinesa Qu Yunxia desde 1993.

Campeã mundial da distância em Pequim, Genzebe Dibaba detém também três recordes do mundo em pista coberta.

A escolha dos atletas do ano é, habitualmente, anunciada na gala anual da IAAF, que este ano foi suspensa devido ao clima pesado causado pela revelação por parte da Agência Mundial Antidopagem da existência de dopagem sistemática e generalizada no desporto russo, com especial incidência no atletismo.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.