sicnot

Perfil

Desporto

Ashton Eaton e Genzebe Dibaba são os atletas do ano

O norte-americano Ashton Eaton, recordista mundial do decatlo, e a etíope Genzebe Dibaba, 'rainha' dos 1500 metros, foram hoje eleitos atletas do ano pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

© Damir Sagolj / Reuters

Eaton, campeão olímpico em Londres2012, bateu o recorde que já detinha para revalidar o título mundial no decatlo nos Mundiais de Pequim, em agosto, ao somar 9.045 pontos.

No setor feminino, Genzebe Dibaba, de 24 anos, mereceu a distinção graças à nova marca mundial que fixou a 17 de julho, no Mónaco, quando correu os 1.500 metros em 03.50,07 minutos.

A irmã de Tirunesh Dibaba, tripla campeã olímpica e atleta do ano em 2008, eclipsou um dos recordes mais duradouros do atletismo, que pertencia à chinesa Qu Yunxia desde 1993.

Campeã mundial da distância em Pequim, Genzebe Dibaba detém também três recordes do mundo em pista coberta.

A escolha dos atletas do ano é, habitualmente, anunciada na gala anual da IAAF, que este ano foi suspensa devido ao clima pesado causado pela revelação por parte da Agência Mundial Antidopagem da existência de dopagem sistemática e generalizada no desporto russo, com especial incidência no atletismo.

Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC