sicnot

Perfil

Desporto

Ashton Eaton e Genzebe Dibaba são os atletas do ano

O norte-americano Ashton Eaton, recordista mundial do decatlo, e a etíope Genzebe Dibaba, 'rainha' dos 1500 metros, foram hoje eleitos atletas do ano pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

© Damir Sagolj / Reuters

Eaton, campeão olímpico em Londres2012, bateu o recorde que já detinha para revalidar o título mundial no decatlo nos Mundiais de Pequim, em agosto, ao somar 9.045 pontos.

No setor feminino, Genzebe Dibaba, de 24 anos, mereceu a distinção graças à nova marca mundial que fixou a 17 de julho, no Mónaco, quando correu os 1.500 metros em 03.50,07 minutos.

A irmã de Tirunesh Dibaba, tripla campeã olímpica e atleta do ano em 2008, eclipsou um dos recordes mais duradouros do atletismo, que pertencia à chinesa Qu Yunxia desde 1993.

Campeã mundial da distância em Pequim, Genzebe Dibaba detém também três recordes do mundo em pista coberta.

A escolha dos atletas do ano é, habitualmente, anunciada na gala anual da IAAF, que este ano foi suspensa devido ao clima pesado causado pela revelação por parte da Agência Mundial Antidopagem da existência de dopagem sistemática e generalizada no desporto russo, com especial incidência no atletismo.

Lusa

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.