sicnot

Perfil

Desporto

Comparado a Senna e Schumacher com apenas 18 anos

Aos 17 anos, quando ainda não tinha idade para ter carta de condução, o holandês Max Verstappen converteu-se no piloto mais jovem a estrear-se na categoria máxima do automobilismo, a mais exigente e a que tem mais velocidade, e, por isso, a que supostamente reúne os melhores pilotos do Mundo. Na altura, ainda só tinha corrido uma temporada numa categoria de carros. Agora, com 18 anos, prepara-se para fazer a sua primeira temporada, este fim de semana, no Grande Prémio de Abu Dhabi. Um jovem que muitos já comparam a Senna e Schumacher

Andre Penner

"Absolutamente fantástico, calculado na perfeição. Continua, simplesmente, a impressionar." Foram as palavras do ex-piloto de Fórumla 1 e comentador da BBC, o britânico David Coulthard, quando descreveu o adiantamente do piloto da Red Bull sobre o mexicano Sergio Pérez (da Force India), no ano passado, no Grande Prémio do Brasil. "Comparo-o a Michael Schumacher e a Ayrton Senna. Apesar de estar no início, é tão bom como eles", acrescentou Eddie Jordan, que foi dono e diretor da equipa com a qual Schumacher se estreou em 1991.

Esta temporada, uma das características de Verstappen que mais se destacou foi a capacidade para fazer ultrapassagens difíceis aos rivais. E fê-lo frente ao australiano Daniel Ricciardo, no Grande Prémio da Malásia; na bifurcação, na China, com Marcus Ericsson; com Pastor Maldonado, na curva de Saint Devote no Mónaco; com Felipe Nasr, a mais de 300 quilómetros por hora na Bélgica; e frente a Pérez, no circuito de Interlagos.

Tem captado as atenções. Principalmente, dentro da área. E, por isso, para um outro ex-piloto britânico de Fórmula 1 (e vencedor das 24 Horas de Le Mans), Allan McNish, "Verstappen tem uma excelente perceção do espaço, uma consciência especial dos limites do seu carro e dos seus rivais".

Mas vamos passar agora ao próprio Max Verstappen. O jovem piloto disse à BBC que aprendeu muito com a experiência do pai (Jos, expiloto de Fórmula 1). "Ele era muito rigoroso quando eu era mais jovem, mas isso serviu-me para chegar onde estou. (...) Muitas vezes não gostava. Via amigos que não eram tão profissionais, que se divertiam e passavam tempo juntos. Eu nunca fiz isso, o meu pai dizia que não era profissional, que tinha de me concentrar para atingir os resultados e foi isso que fizemos."

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.