sicnot

Perfil

Desporto

Sporting apresenta queixas contra quatro responsáveis do Benfica

O Sporting anunciou hoje que vai apresentar queixas na Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) contra responsáveis do Benfica, devido a declarações e à conduta pública destes durante a temporada.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

Em comunicado, os leões apontam Rui Gomes da Silva, elemento da direção do Benfica, Rui Costa, administrador da Benfica SAD, João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica e Benfica SAD, e Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV (canal de televisão dos encarnados), como alvos dos processos.

Para o Sporting, a conduta destes responsáveis encarnados enquadra-se:

"na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, 'exercício e abuso de influência', 'coação sobre árbitros', 'declarações sobre arbitragem antes dos jogos', 'declarações sobre a organização das competições' e 'lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes'".

No mesmo comunicado, os leões dizem que vão "reforçar os esforços nas queixas já apresentadas pela oferta das caixas incluindo vouchers de refeições e visitas a museus a árbitros, delegados e observadores", considerando que a reação do Benfica "vem demonstrar novamente que a denúncia pública realizada causou um forte mal-estar".

Também hoje, o Benfica tinha anunciado a apresentação de participações disciplinares na CII da LPFP contra o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, o treinador dos leões, Jorge Jesus, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, e o diretor-geral de futebol do clube, Octávio Machado, por declarações e conduta ao longo da temporada.

Com Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.