sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico reabre as portas ao México, após acordo entre Governo e federações

O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou hoje que o México marcará presença nos Jogos Rio2014, depois de sanados os problemas sobre a ingerência governamental na gestão das federações desportivas.

Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (Reuters)

Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (Reuters)

© Denis Balibouse / Reuters

"A situação do México está totalmente resolvida. Será formalizado um acordo [entre federações e governo mexicano] dentro dos próximos dias. O conflito terminou", esclareceu Patrick Hickey, membro do Comité Executivo do COI e vice-presidente da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos (ANOC).

Vários dirigentes desportivos mexicanos tinham manifestado a sua preocupação pelo conflito entre Governo e federações, que podia ser interpretado como ingerência governamental e motivar a suspensão do México das competições desportivas mundiais, inclusivamente dos Jogos Olímpicos.

Na última edição, nos Jogos Londres2012, o México enviou 102 atletas e conquistou o título olímpico no torneio masculino de futebol.

Mas se o problemas do México ficou desbloqueado, continua por resolver o do Kuwait, suspenso pelo COI desde finais de outubro por "ingerência governamental", como lembrou Patrick Hickey.

"Mantemos troca de correspondência, que tem dado, até ao momento, poucos resultados", revelou Hickey, acrescentando que "13 federações internacionais já seguiram a decisão do COI" em suspender o Kuwait.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.