sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico reabre as portas ao México, após acordo entre Governo e federações

O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou hoje que o México marcará presença nos Jogos Rio2014, depois de sanados os problemas sobre a ingerência governamental na gestão das federações desportivas.

Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (Reuters)

Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (Reuters)

© Denis Balibouse / Reuters

"A situação do México está totalmente resolvida. Será formalizado um acordo [entre federações e governo mexicano] dentro dos próximos dias. O conflito terminou", esclareceu Patrick Hickey, membro do Comité Executivo do COI e vice-presidente da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos (ANOC).

Vários dirigentes desportivos mexicanos tinham manifestado a sua preocupação pelo conflito entre Governo e federações, que podia ser interpretado como ingerência governamental e motivar a suspensão do México das competições desportivas mundiais, inclusivamente dos Jogos Olímpicos.

Na última edição, nos Jogos Londres2012, o México enviou 102 atletas e conquistou o título olímpico no torneio masculino de futebol.

Mas se o problemas do México ficou desbloqueado, continua por resolver o do Kuwait, suspenso pelo COI desde finais de outubro por "ingerência governamental", como lembrou Patrick Hickey.

"Mantemos troca de correspondência, que tem dado, até ao momento, poucos resultados", revelou Hickey, acrescentando que "13 federações internacionais já seguiram a decisão do COI" em suspender o Kuwait.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.